Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
HANDLE SYSTEM FOR A PUBLIC SERVICE VEHICLE DOOR, MANUFACTURING METHOD FOR A DOOR HANDLE SYSTEM, AND PUBLIC SERVICE VEHICLE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/000054
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention describes a handle system for a door of a public service vehicle and a method for manufacturing said system. Specifically, the present invention comprises a handle system for a door comprising an external cover that is shaped and stamped in a specific way so as to allow the perfect recessed fitting of a latch, in which the latch is connected to a structural support and said structural support is connected to the external cover, such that the latch does not come into contact with the external cover, and is recessed in relation to the structure of the external cover, so that this connection does not collect water, thereby preventing corrosion and also deformation of the structure during assembly. The present invention pertains to the field of mechanical engineering, and specifically structural solutions for public service vehicle doors.

Inventors:
BECKER THIAGO (BR)
RESNER LUCIANO RICARDO (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050271
Publication Date:
January 26, 2023
Filing Date:
July 20, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MARCOPOLO SA (BR)
International Classes:
E05B77/34; E05B5/00; E05B79/06; E05B85/12; E05B85/14
Foreign References:
US20110156411A12011-06-30
US6708537B12004-03-23
US20130328331A12013-12-12
Attorney, Agent or Firm:
REMER VILLAÇA & NOGUEIRA ASSESSORIA E CONSULTORIA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL S/S et al. (BR)
Download PDF:
Claims:
Reivindicações

1. Sistema de puxador para portinhola (10) de veículo de transporte coletivo caracterizado por compreender: pelo menos um trinco (2) compreendendo pelo menos um suporte estrutural (3) que envolve o mecanismo puxador do trinco (2); pelo menos um revestimento externo (1) compreendendo pelo menos uma geometria de encaixe que permite encaixe por interferência de pelo menos um suporte estrutural (3) do trinco (2); em que o dito trinco (2) encontra-se embutido em relação ao revestimento externo (1).

2. Sistema de puxador para portinhola (10), de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pela face do revestimento externo (1) em contato com a face externa do suporte estrutural (3) do trinco (2) compreender pelo menos um adesivo disposto em pelo menos uma superfície da dita face.

3. Sistema de puxador para portinhola (10), de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo mecanismo puxador do trinco (2) compreender pelo menos uma aba (21) associada de forma articulada com pelo menos um mecanismo articulador (22).

4. Sistema de puxador para portinhola (10), de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo suporte estrutural (3) compreender uma moldura fixada ao revestimento externo (1), de modo que o mecanismo puxador do trinco (2) é embutido junto com o suporte estrutural (3) de forma sem-contato com o revestimento externo (1).

5. Processo de fabricação de sistema de puxador para portinhola (10) de veículo de transporte coletivo conforme definido na reivindicação 1 caracterizado por compreender as etapas de: a. fabricação de pelo menos um revestimento externo (1) compreendendo pelo menos uma geometria de encaixe que permite encaixe por interferência de pelo menos um suporte estrutural (3) do trinco (2) por meio de estampagem; b. encaixe por interferência de pelo menos um suporte estrutural (3) do trinco (2) na dita geometria de encaixe do revestimento externo (1); em que o dito trinco (2) encontra-se embutido em relação ao revestimento externo (1).

6. Processo de fabricação de sistema de puxador para portinhola (10), de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por compreender adicionalmente pelo menos uma etapa adicional de aplicação de pelo menos um adesivo sobre pelo menos uma superfície da face do revestimento externo (1) em contato com a face externa do suporte estrutural (3) do trinco (2).

7. Veículo de transporte coletivo compreendendo pelo menos uma portinhola (10) caracterizado por compreender pelo menos um sistema de puxador para portinhola (10) conforme definido na reivindicação 1.

8. Veículo de transporte coletivo de acordo com a reivindicação 7 caracterizado pelo dito veículo ser um ônibus ou micro-ônibus.

9. Veículo de transporte coletivo de acordo com a reivindicação 8 caracterizado pelo dito veículo ser um ônibus.

Description:
Relatório Descritivo de Patente de Invenção

SISTEMA DE PUXADOR PARA PORTINHOLA DE VEÍCULO DE TRANSPORTE COLETIVO, PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE SISTEMA DE PUXADOR PARA PORTINHOLA E VEÍCULO DE TRANSPORTE COLETIVO

Campo da Invenção

[0001] A presente invenção descreve um sistema de puxador para portinhola compreendendo um revestimento externo fabricado com geometria e estampagem específica que permite o perfeito encaixe embutido de um trinco, em que o trinco é associado em um suporte estrutural e o referido suporte estrutural do trinco é associado ao revestimento externo, de modo que o trinco não entra em contato direto com o revestimento externo, ficando embutido em relação ao perfil do revestimento, de forma que a referida associação não acumula água ou outras impurezas nem permite infiltrações de água ou outras impurezas, prevenindo corrosões e deformações na estrutura provindas da montagem. A presente invenção se situa nos campos da engenharia mecânica, voltada para a área de soluções estruturais para veículos de transporte coletivo.

Antecedentes da Invenção

[0002] Os veículos de transporte coletivo atuais possuem trincos de alumínio montados de forma sobreposta à borda recortada do revestimento externo das portinholas.

[0003] Essa montagem de puxador com trinco sobreposto à borda do revestimento externo traz diversos problemas estruturais, visto que a referida montagem forma um espaçamento entre o trinco e toda a borda, o que gera infiltrações e acúmulo de água promovendo um ambiente suscetível a corrosão do revestimento na região do trinco.

[0004] Ainda, esse espaçamento formado na montagem gera, eventualmente, uma deformação no revestimento externo devido às pressões de montagem do trinco. [0005] Desta forma, os sistemas de trincos para portinholas do estado da técnica possuem limitações estruturais e de montagem que tornam as portinholas mais suscetíveis à quebras, deformações e corrosões, gerando gastos com manutenção e reparos estruturais.

[0006] O documento US20140015261 A1 apresenta um trinco para a porta de um compartimento em um veículo contendo um invólucro (19) e uma aba (20) para facilitar a operação do dispositivo. A fixação do conjunto apresentado pelo documento no revestimento externo se dá por encaixe utilizando elementos de fixação (como parafusos). O documento se preocupa em proporcionar a vedação do conjunto, porém no documento US20140015261 A1 a vedação é obtida através de juntas (46).

[0007] O documento US6708537B1 apresenta um trinco contendo uma fechadura (conjunto 36 e 38) uma aba (14) e um invólucro (12) com um recesso (13). O documento não especifica o campo de aplicação do conjunto. Adicionalmente, a vedação no documento US6708537B1 se diferencia do presente pedido por utilizar um perfil (98) para atingir esse objetivo.

[0008] Na busca pelo estado da técnica em literaturas científica e patentária, não foram encontrados documentos antecipando ou sugerindo os ensinamentos da presente invenção, de forma que a solução aqui proposta possui novidade e atividade inventiva frente ao estado da técnica.

Sumário da Invenção

[0009] Dessa forma, a presente invenção resolve os problemas do estado da técnica a partir de um sistema de puxador para portinhola de veículo de transporte coletivo compreendendo um revestimento externo com um estampo específico que permite o perfeito encaixe de um trinco dotado de um suporte estrutural, de modo que o trinco não entra em contato direto com o revestimento externo, ficando disposto de forma embutida em relação ao perfil do revestimento externo.

[0010] Em um primeiro objeto, a presente invenção apresenta um sistema de puxador para portinhola de veículo de transporte coletivo compreendendo pelo menos um revestimento externo dotado de pelo menos uma geometria de encaixe que permite embutir pelo menos um trinco com um mecanismo puxador da portinhola.

[0011] Em uma concretização, a presente invenção define um sistema de puxador para portinhola (10) de veículo de transporte coletivo compreendendo: pelo menos um trinco (2) compreendendo pelo menos um suporte estrutural (3) que envolve o mecanismo puxador do trinco (2); pelo menos um revestimento externo (1) compreendendo pelo menos uma geometria de encaixe que permite encaixe por interferência de pelo menos um suporte estrutural (3) do trinco (2); em que o dito trinco (2) encontra-se embutido em relação ao revestimento externo (1).

[0012] Em um segundo objeto, a presente invenção define um processo de fabricação de sistema de puxador para portinhola (10) de veículo de transporte coletivo conforme definido anteriormente compreendendo as etapas de: a. fabricação de pelo menos um revestimento externo (1) compreendendo pelo menos uma geometria de encaixe que permite encaixe por interferência de pelo menos um suporte estrutural (3) do trinco (2) por meio de estampagem; b. encaixe por interferência de pelo menos um suporte estrutural (3) do trinco (2) na dita geometria de encaixe do revestimento externo (1); em que o dito trinco (2) encontra-se embutido em relação ao revestimento externo (1).

[0013] Em uma concretização, a presente invenção apresenta um processo de fabricação de sistema de puxador para portinhola de veículo de transporte coletivo compreendendo as etapas de: a. fabricação de pelo menos um revestimento externo por meio e estampagem, em que o revestimento externo compreende pelo menos uma geometria de encaixe e pelo menos uma borda recortada; b. fabricação de pelo menos um suporte estrutural compreendendo pelo menos uma moldura, em que o suporte estrutural é associado ao revestimento externo; e c. fabricação de pelo menos um trinco, em que o trinco é associado de forma articulada ao suporte estrutural.

[0014] Em um terceiro objeto, a presente invenção apresenta um veículo de transporte coletivo compreendendo pelo menos uma portinhola (10) compreendendo pelo menos um sistema de puxador para portinhola (10) conforme definido anteriormente.

[0015] Em uma concretização, a presente invenção apresenta um veículo de transporte coletivo compreendendo pelo menos uma portinhola, em que o veículo compreende pelo menos um sistema de puxador para portinhola compreendendo um revestimento externo dotado de geometria de encaixe e associado com pelo menos um suporte estrutural, em que pelo menos um trinco é associado de forma articulada com o suporte estrutural, de modo que a geometria de encaixe do revestimento externo permite embutir o trinco na estrutura do revestimento externo.

[0016] Estes e outros objetos da invenção serão imediatamente valorizados pelos versados na arte e serão descritos detalhadamente a seguir.

Breve Descrição das Figuras

[0017] São apresentadas as seguintes figuras:

[0018] A figura 1 mostra uma concretização do sistema de puxador para portinhola (10) da presente invenção, em que ilustra o trinco (2) compreendendo pelo menos uma aba (21 ) associado em um suporte estrutural (3) e embutido em relação ao revestimento externo (1).

[0019] A figura 2 mostra uma perspectiva em corte de uma concretização do sistema de puxador de portinhola (10) da presente invenção, em que ilustra o mecanismo de puxador do trinco (2) compreendendo mecanismo articulador (22) do trinco (2) conectado à aba (21) e ao suporte estrutural (3), promovendo movimento articulado ao trinco (2), permitindo a abertura da portinhola.

[0020] A figura 3 mostra uma concretização do revestimento externo (1) do sistema de puxador para portinhola (10) da presente invenção, ilustrando um exemplo não limitante a geometria estrutura estampada no revestimento externo (1) para embutir o trinco (2).

[0021] A figura 4 mostra a estrutura da carroceria (11) de um veículo de transporte coletivo compreendendo o sistema de puxador para portinhola da (10) da presente invenção, ilustrando o trinco (2) embutido ao revestimento externo (1 ), de modo a não ficar sobressalente à carroceria (11 ). Este arranjo não permite infiltrações de água ou outras impurezas evitando acúmulo de água ou outras impurezas que poderiam causar corrosões e deformações na estrutura provindas da montagem.

Descrição Detalhada da Invenção

[0022] No contexto da presente invenção, o termo “embutido” deve ser entendido como encaixado de forma justa, que se adapta de forma justa e firme a um espaço adequado. Mais particularmente no contexto da presente invenção, de forma não limitante, “embutido” pode ser entendido como item que se adapta ao mesmo nível de outra superfície, e.g. o trinco (2) em relação à superfície externa do revestimento externo (1), i.e. não fica sobressalente.

[0023] Em um primeiro objeto, a presente invenção apresenta um sistema de puxador para portinhola de veículo de transporte coletivo compreendendo pelo menos um revestimento externo (1) dotado de pelo menos uma geometria de encaixe que permite embutir pelo menos um trinco (2) de um mecanismo puxador da portinhola.

[0024] Para fins de exemplificação não limitante, o “veículo de transporte coletivo” ou apenas “veículo” é qualquer veículo do segmento de modal rodoviário, ferroviário, aquaviário ou aéreo, como ônibus, micro-ônibus, trem, VLT, metrô, barcos, aeronaves, etc.

[0025] Em uma concretização, o sistema de puxador para portinhola (10) de veículo de transporte coletivo compreende: pelo menos um trinco (2) compreendendo pelo menos um suporte estrutural (3) que envolve o mecanismo puxador do trinco (2); pelo menos um revestimento externo (1) compreendendo pelo menos uma geometria de encaixe que permite encaixe por interferência de pelo menos um suporte estrutural (3) do trinco (2); em que o dito trinco (2) encontra-se embutido em relação ao revestimento externo (1).

[0026] Em uma concretização do sistema de puxador para portinhola (10), o mecanismo puxador do trinco (2) compreende pelo menos uma aba (21) associada de forma articulada com pelo menos um mecanismo articulador (22). [0027] Em uma concretização do sistema de puxador para portinhola (10), o suporte estrutural (3) compreende uma moldura fixada ao revestimento externo (1), de modo que o mecanismo puxador do trinco (2) é embutido junto com o suporte estrutural (3) de forma sem-contato com o revestimento externo (1). [0028] Em uma concretização, a aba (21) compreende um ressalto na extremidade inferior e um furo na região central que permite que o operador puxe e acione o mecanismo articulador (22) mais facilmente, para abertura da portinhola.

[0029] Em uma concretização, o mecanismo articulador (22) compreende um conjunto de peças e engrenagens conectadas com a aba (21) do trinco (2) que promovem o movimento articulado à aba (21).

[0030] Em uma concretização, a moldura do suporte estrutural (3) é fixada ao revestimento externo (1) por meio de união não-permanente, como por exemplo não limitante, parafusos, porcas, rebites, etc., ou por meio de união permanente, como por exemplo não limitante, soldagem, colas, adesivos, etc. [0031] Em uma concretização, o revestimento externo (1) compreende pelo menos um adesivo protetor disposto em pelo menos uma borda recortada do dito revestimento externo (1 ), em que o adesivo protetor realiza a selagem da junta de forma a proteger a borda recordada do revestimento (1 ).

[0032] Em uma concretização do sistema de puxador para portinhola (10), a face do revestimento externo (1) em contato com a face externa do suporte estrutural (3) do trinco (2) compreende pelo menos um adesivo disposto em pelo menos uma superfície da dita face.

[0033] Conforme as concretizações acima, o trinco (2) é disposto de forma embutida ao revestimento externo (1), de modo que não fica sobressalente em relação à carroceria (11) do veículo de transporte coletivo. Ainda, a montagem embutida do trinco (2) e do suporte estrutural (3) ao revestimento externo (1 ) não permite infiltrações de água ou outras impurezas evitando acúmulo de água ou outras impurezas que poderiam causar corrosões e deformações na estrutura provindas da montagem, de modo a preservar a estrutura de abertura das portinholas.

[0034] Em um segundo objeto, a presente invenção define um processo de fabricação de sistema de puxador para portinhola (10) de veículo de transporte coletivo conforme definido anteriormente compreendendo as etapas de: a. fabricação de pelo menos um revestimento externo (1) compreendendo pelo menos uma geometria de encaixe que permite encaixe por interferência de pelo menos um suporte estrutural (3) do trinco (2) por meio de estampagem; b. encaixe por interferência de pelo menos um suporte estrutural (3) do trinco (2) na dita geometria de encaixe do revestimento externo (1); em que o dito trinco (2) encontra-se embutido em relação ao revestimento externo (1).

[0035] Em uma concretização, a presente invenção apresenta um processo de fabricação de sistema de puxador para portinhola de veículo de transporte coletivo compreendendo as etapas de: a. fabricação de pelo menos um revestimento externo (1) por meio e estampagem, em que o revestimento externo (1 ) compreende pelo menos uma geometria de encaixe e pelo menos uma borda recortada; b. fabricação de pelo menos um suporte estrutural (3) compreendendo pelo menos uma moldura, em que o suporte estrutural (3) é associado ao revestimento externo (1); e c. fabricação de pelo menos um trinco (2), em que o trinco (2) é associado de forma articulada ao suporte estrutural (3).

[0036] Em uma concretização, o processo de fabricação de sistema de puxador para portinhola (10) compreende adicionalmente pelo menos uma etapa adicional de aplicação de pelo menos um adesivo sobre pelo menos uma superfície da face do revestimento externo (1 ) em contato com a face externa do suporte estrutural (3) do trinco (2).

[0037] Em uma concretização, a etapa de associação de forma articulada do trinco (2) ao suporte estrutural (3) permite que o trinco (2) seja embutido ao revestimento externo (1).

[0038] Em uma concretização, o revestimento externo (1) é feito de um estampo específico para permitir a associação embutida do trinco (2) ao revestimento externo (1), de modo que o trinco (2) não fica sobressalente à estrutura da carroceria (11) do veículo de transporte coletivo.

[0039] Em uma concretização, a etapa de fabricação do revestimento externo (1) compreende uma etapa adicional de aplicação de pelo menos um adesivo para selar a junta e proteger a borda recortada do revestimento externo (1). Em uma concretização, a aplicação do referido adesivo promove proteção à borda recortada do revestimento externo (1), impedindo a entrada de água ou outras impurezas e, consequentemente, prevenindo corrosões e deformações na estrutura provindas da montagem.

[0040] Em uma concretização, a moldura do suporte estrutural (3) é associada ao revestimento externo (1 ) por meio de união não-permanente, como por exemplo e não limitativo, parafusos, porcas, rebites, etc., ou por meio de união permanente, como por exemplo e não limitativo, soldagem, colas, adesivos, etc.

[0041] Em uma concretização, a etapa de fabricação do trinco (2) compreende a fabricação de pelo menos uma aba (21 ) associada em pelo menos um mecanismo articulador (22), em que a aba (21) compreende um ressalto na extremidade inferior e um furo na região central que permite que o operador puxe e acione o mecanismo articulador (22), para abertura da portinhola, e o mecanismo articulador (22) compreende um conjunto de peças e engrenagens conectadas com a aba (21) do trinco (2) que promovem o movimento articulado à aba (21).

[0042] Desta forma, o revestimento externo (1) da presente invenção é fabricado em estampo específico para a associação embutida do trinco (2), provendo um perfeito encaixe do trinco ao suporte estrutural (3), de modo que o trinco (2) não entre em contato com o revestimento externo (1).

[0043] Em um terceiro objeto, a presente invenção apresenta um veículo de transporte coletivo compreendendo pelo menos uma portinhola (10) compreendendo pelo menos um sistema de puxador para portinhola (10) conforme definido anteriormente.

[0044] Em uma concretização, a presente invenção apresenta um veículo de transporte compreendendo pelo menos uma portinhola, em que a portinhola compreende pelo menos um sistema de puxador para portinhola dotado de pelo menos um revestimento externo (1 ) dotado de geometria de encaixe e associado com pelo menos um suporte estrutural (3), em que pelo menos um trinco (2) é associado de forma articulada com o suporte estrutural (3), de modo que a geometria de encaixe do revestimento externo (1 ) permite embutir o trinco (2) na estrutura do revestimento externo (1).

[0045] Em uma concretização, o suporte estrutural (3) compreende uma moldura fixada ao revestimento externo (1 ), de modo que o trinco (2) é associado na moldura e embutido de forma sem-contato com o revestimento externo (1). [0046] Em uma concretização, o trinco (2) é embutido na estrutura do revestimento externo (1) de modo que o trinco (2) não fica sobressalente à estrutura lateral da carroceria (11) do veículo.

[0047] Desta forma, a montagem embutida do trinco (2) ao revestimento externo (1) não permite infiltrações de água ou outras impurezas evitando acúmulo de água ou outras impurezas que poderiam causar corrosões e deformações na estrutura provindas da montagem.

[0048] Para fins de exemplificação não limitante, o “veículo de transporte coletivo” ou apenas “veículo” é qualquer veículo do segmento de modal rodoviário, ferroviário, aquaviário ou aéreo, como ônibus, micro-ônibus, trem, VLT, metrô, barcos, aeronaves, etc.

[0049] Em uma concretização não limitante, o veículo de transporte coletivo mencionado é um ônibus ou micro-ônibus. Em uma concretização adicional não limitante, o veículo de transporte coletivo mencionado é um ônibus.

Exemplo 1 - Trinco embutido das portinholas

[0050] Os exemplos aqui mostrados têm o intuito somente de exemplificar uma das inúmeras maneiras de se realizar a invenção, contudo sem limitar, o escopo da mesma.

[0051] Neste exemplo, foi desenvolvido um sistema de puxador para portinholas de ônibus ou micro-ônibus compreendendo um revestimento externo (1) associado com um suporte estrutural (3), onde um trinco (2) é associado de forma articulada ao suporte estrutural (3) de modo a ficar embutido na estrutura do revestimento externo (1).

[0052] O revestimento externo (1) foi fabricado com um estampo específico para embutir o trinco (2), de modo a prover um encaixe perfeito dos componentes e peças do sistema.

[0053] O trinco (2) é associado a um suporte estrutural (3), e não tem contato direto com revestimento externo (1), ficando apenas embutido na estrutura do revestimento (1).

[0054] Ainda neste exemplo, um adesivo foi utilizado para selar a junta de forma a proteger a borda recortada do revestimento (1) de forma satisfatória. [0055] Desta forma, as referidas associações e a estrutura estampada com geometria específica do revestimento externo (1 ) resultaram em um sistema para portinholas com um trinco (2) embutido no revestimento externo (1).

[0056] Ademais, foi ampliada a área de pega/aba (21) do trinco (2), melhorando a ergonomia no uso. Além do mais, um mecanismo articulador (22) conectado à aba (21) do trinco (2) proporciona movimento articulado à aba (21), permitindo a abertura da portinhola.

[0057] A figura 1 mostra uma concretização do sistema de puxador para portinhola (10) da presente invenção, em que ilustra o trinco (2) compreendendo pelo menos uma aba (21 ) associado em um suporte estrutural (3) e embutido em relação ao revestimento externo (1).

[0058] A figura 2 mostra uma perspectiva em corte de uma concretização do sistema de puxador de portinhola (10) da presente invenção, em que ilustra o mecanismo de puxador do trinco (2) compreendendo mecanismo articulador (22) do trinco (2) conectado à aba (21) e ao suporte estrutural (3), promovendo movimento articulado ao trinco (2), permitindo a abertura da portinhola.

[0059] A figura 3 mostra uma concretização do revestimento externo (1) do sistema de puxador para portinhola (10) da presente invenção, ilustrando um exemplo não limitante a geometria estrutura estampada no revestimento externo (1) para embutir o trinco (2).

[0060] A figura 4 mostra a estrutura da carroceria (11 ) do ônibus ou micro- ônibus compreendendo o sistema de puxador para portinhola da (10) da presente invenção, ilustrando o trinco (2) embutido ao revestimento externo (1), de modo a não ficar sobressalente à carroceria (11). Este arranjo não permite infiltrações de água ou outras impurezas evitando acúmulo de água ou outras impurezas que poderiam causar corrosões e deformações na estrutura provindas da montagem.

[0061] Neste contexto, desde logo se esclarece que a partir da revelação do presente conceito inventivo, os versados na arte poderão considerar outras formas de concretizar a invenção não idênticas às meramente exemplificadas acima, mas que na hipótese de pretensão de uso comercial tais formas poderão ser consideradas como estando dentro do escopo das reivindicações anexas.