Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
IMPROVED SLIDING ASSEMBLY FOR LAMINATED-GLASS PANELS FOR OPENING AND CLOSING OPENINGS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2021/087585
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention aims to facilitate assembly, enhancing the seal of the static pane (VF) and guiding the movement of the moveable pane (VM). To do so, anchoring members (2) are fastened to each of the side walls of the enclosure, above the lateral-support vertical channels (CV) of the laminated-glass door unit. Each anchoring member (2) interacts with a support (3) having a U-shaped claw housing (10) and a rail (11) for fastening a stop (13). The unit has a central support guide (18) with a U-shaped channel and a claw (27). Each of the anchoring members (2) engages with the housing (6) of the support (3) with the U-shaped claw (10) thereof holding the static glass panel (VF), which is also held by the U-shaped channel (25) of the support guide (18), thereby stabilizing same at two points. The rail (11) of the support (3) engages with the terminal (15) of the stop (13), which is then positioned such that the ramp (16) thereof receives the back of the stop of the edge of the moveable glass panel (VM). This is guided by the lower claw (27) of the support guide (18). Finally, through the opening (1a) the upper guide (1) engages with the anchoring members (2) to attach same with the closure by means of the finishing layer (1b) thereof.

Inventors:
DE MELLO ANTONIO CARLOS (BR)
Application Number:
PCT/BR2020/050384
Publication Date:
May 14, 2021
Filing Date:
September 29, 2020
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DE MELLO ANTONIO CARLOS (BR)
International Classes:
A47K3/34; E05D15/06; E05F11/08; E05F11/54; E06B3/46
Foreign References:
US20180070779A12018-03-15
US20130097935A12013-04-25
US20190330889A12019-10-31
CN103519728A2014-01-22
Attorney, Agent or Firm:
CANNON MARCAS E PATENTES LTDA. (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1 - APERFEIÇOAMENTO EM CONJUNTO DESLIZANTE DE PAINÉIS DE VIDRO LAMINADO DE ABERTURA E FECHAMENTO DE VÃOS , para alinhamento com o leito inferior em vão de alvenaria, na instalação de boxes de banheiros com abertura e fechamento por painéis de vidro laminado, sendo uma guia superior (1 ) de formato tubular quadrado, caracterizada por uma abertura ( la) com capa de acabamento ( lb) ao longo de sua aresta frontal, pela dita abertura (l a) envolvendo e sendo fixada em chumbadores (2) contrapostos em cada uma das laterais do vão de alvenaria, aparafusados acima das calhas verticais (CV), ditos chumbadores (2) receptores do encaixe de respectivos suportes (3), compostos, cada qual, por uma parede vertical (4) de cuja face interna, superiormente, estendem-se perpendicularmente faces (5) espaçadas e com friso nas bordas, formando um alojamento (6), sendo que a parede vertical (4) dobra-se perpendicularmente e forma um plano horizontal (7) do qual estendem-se, inferiormente, uma parede traseira (8) que, em conjunto com uma parede frontal (9) forma uma garra em “U” ( 10) e que, na sua face externa incorpora um pequeno trilho (1 1) com paredes em ângulo para dentro (12) em forma de cunha, sendo que à essa cunha ( 12) alinha-se um batedor ( 13), cuja parede lateral (14) estende, na face interna, um terminal de paredes em ângulo para fora (15) e, na face externa, estende perpendicularmente, uma rampa ( 16) delimitada por faces em ângulo para fora (17), sendo o conjunto completado por um suporte-guia ( 18) igualmente com parede vertical ( 19) estendendo, superior e perpendicularmente, as faces (20) espaçadas e com friso nas bordas, formando um alojamento (21 ), dita parede vertical (19) dobrando-se perpendicularmente e formando um plano horizontal (22) do qual estendem-se, inferiormente, uma parede traseira (23) que, em conjunto com uma parede Intermediária (24) forma uma calha em “U” (25) e que, em conjunto com uma parede frontal (26), forma uma garra inferior (27).

Description:
APERFEIÇOAMENTO EM CONJUNTO DESLIZANTE DE PAINÉIS DE VIDRO LAMINADO DE ABERTURA E FECHAMENTO DE VÃOS

Introdução

[001] Refere-se o presente relatório descritivo, ao pedido de patente de modelo de utilidade para um aperfeiçoamento desenvolvido em conjunto deslizante para portas de painel de vidro laminado, de abertura e fechamento de vãos, sendo as novidades aplicadas especialmente em sua guia superior, proporcionando melhor estanqueidade para o vidro fixo e proporcionando um direcionamento guiado para o deslocamento do vidro móvel.

Comentários da técnica

[002] Como é de conhecimento, atualmente, em fechamento de vão por sistema de roldanas, esses próprios elementos giratórios, apoiados sobre os trilhos superiores e alinhadas por uma única guia inferior, mantêm os painéis de vidro suspensos.

[003] Esse tipo de sistema apresenta três grandes problemas que podem ocasionar a queda ou quebra da porta: - as roldanas não possuem nenhum tipo de travamento no trilho durante o curso do painel de vidro, uma vez que se mantêm momentaneamente seguras somente em uma das extremidades do referido painel, desde que estando posicionadas nos extremos do curso (totalmente aberto ou totalmente fechado); - esse sistema de roldanas possui fraco perfil de acabamento, denominado como “capa”. Qualquer movimento que faça levantar o conjunto provoca a saída das roldanas trilho e a capa, devido ao seu travamento ser no mesmo sentido de deslocamento, não impede a saída horizontal e queda do painel de vidro móvel; - a pequena guia inferior que direciona o deslocamento do painel de vidro móvel não acompanha esse movimento, além de manter um único apoio ao referido painel móvel favorecendo a torção do mesmo em caso de algum objeto ou pessoa exercer alguma forma de pressão lateral ou apoio, além de manter expostos os pontos de maior fragilidade do painel de vidro temperado, as quinas e contornos, justamente em sua base, proporcionando risco de impacto com utensílios de limpeza ou mesmo os pés do usuário. Como resultado, pode ocorrer quebra imediata do painel de vidro. O movimento das roldanas resulta em uma força de inércia, à qual o sistema não prevê nenhum dispositivo de desaceleração. Conta apenas com um limitador fixo projetado para receber o impacto diretamente da roldana, e que é fixado diretamente no furo do vidro, ponto este de alta fragilidade. Esse constante impacto entre roldana e limitador provoca a perda da regulagem de altura, favorecendo o contato do painel de vidro com o chão e/ou guia inferior, ocasionando a sua queda. Além disso, devido à ausência de controle da inércia, é grande a possibilidade de impacto forte demais contra os batedores (ou até mesmo contra a parede), também podendo ocasionar quebra.

[004] Pode-se perceber, pelo explicado acima, que o retorno do cliente às vidraçarias de instalação de boxes é constante, por causa das roldanas tradicionais, utilizadas na maioria dos kits. Soma-se a isso a quebra dos vidros temperados, que causam ferimentos em clientes. Portanto, a maioria dos problemas que as instalações apresentam está associada às roldanas tradicionais e rolamentos. A ideia de se produzir boxes com vidros laminados não é novidade. Diversos modelos foram criados no passado. Porém, a tentativa sempre esbarrou nos fatores complexidade e custo.

[005] Tais empecilhos agravam a situação para as vidraçarias que instalam boxes de vidro temperado, a começar pela baixa lucratividade de toda a cadeia de produção desse item. Outro fator que favorece a procura por um meio de instalação com uso de vidros laminados, é o fechamento do cerco aos vidraceiros, prometendo punições em caso de acidentes com os vidros temperados.

[006] Os problemas acima descritos foram resolvidos com o pedido de patente de invenção BR 102019021658-1, denominado “PORTA DE PAINÉIS DE VIDRO LAMINADO, COM MONTAGEM ATRAVÉS DE CONJUNTO DESLIZANTE PARA SISTEMA DE ABERTURA E

FECHAMENTO DE VÃOS”, de titularidade do próprio inventor do pedido de patente a ser descrito mais adiante. Uma imagem desse e documento é apresentada como figura 1 para o novo pedido. Como se observa pela perspectiva e detalhes dessa imagem, esse arranjo, sem roldanas, elimina a suspensão, pois o apoio dos painéis de vidro laminado é feito no conjunto de guias fixas, sendo uma guia externa (1) ao box, na qual é encaixado o painel de vidro fixo (VF) e uma guia interna (7) ao box. Ambas as guias (1) e (7) são ligadas entre si por uma base móvel (12), que se assenta e corre ao longo da referida guia fixa interna (7). A base móvel (12) é travada em um perfil móvel (16) no qual é encaixado o painel de vidro móvel (VM). Ao ser empurrado, o vidro móvel (VM) é carregado no perfil móvel (16), pela base móvel (12), abrindo e fechando o vão, direcionado pela guia superior (26).

[007] Como exemplo de outras aplicações já conhecidas, podem ser citados os seguintes documentos de patente, os quais também representam o estado da técnica:

- MU 8702201-0, intitulado “CONJUNTO DE ACESSÓRIOS E PERFIS, PARA DISPOSIÇÃO DE MONTAGEM DE BOX DE BANHEIRO”, o qual pleiteia um conjunto de peças plásticas que, encaixadas sobre perfis de alumínio, representam um novo sistema de montagem para Box de banheiro. Tais peças apresentam uma montagem aos perfis de alumínio apenas por encaixe, sem necessidade de parafusos, rebites ou outros meios de fixação;

- BR 102015020343-8, intitulado “PERFIL PARA PORTAS E JANELAS DE CORRER E CONJUNTO DE PERFIS PARA JANELAS E PORTAS DE CORRER”, o qual pleiteia um conjunto configurado tanto para a montagem de sistemas de fechamento padrão como para a montagem de sistemas de fechamento com isolamento acústico. O conjunto permite também a montagem flexível de sistemas de fechamento e se utilizam de um perfil vertical;

- BR 202017006519-2, intitulado “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVAS INTRODUZIDA EM CONJUNTO DE PERFIS PARA PORTAS DESLIZANTES DE VIDRO”, o qual foi desenvolvido com o intuito de permitir o fechamento de vãos em áreas diversas ou locais onde seja necessário o uso de portas conformadas por estrutura metálica, principalmente portas de correr.

Objetivo do pedido

[008] O conjunto em questão, motivo desse pedido de patente, visa proporcionar facilidade, design e a tendência cada vez mais forte do uso de vidros laminados em boxes, evitando riscos de quebras e acidentes domésticos além de manter seu custo acessível, eliminando roldanas e montado com maior facilidade, permitindo a utilização do vidro laminado em sua composição construtiva.

[009] Desta forma, o pedido em questão atende a principal vantagem para os usuários deixarem de utilizar boxes de vidros temperados, em substituição aos boxes de vidros laminados, que está relacionada à segurança, uma vez que o vidro laminado, em uma eventual quebra mantém o vidro aderido ao PVB, evitando que possíveis fragmentos ou estilhaços possam causar maiores ferimentos às pessoas.

[010] A proposta desse conjunto é a parte superior, totalmente inovadora, tornando-se mais simples e básica com a exclusão, na guia superior, do perfil para o vidro laminado móvel, que passa a ser direcionado com eficácia pela garra de um suporte central combinada ao batedor de um suporte, posicionado lateralmente junto à calha vertical de sustentação lateral do conjunto da porta de vidro laminado. Isso permite que a própria guia superior adquira o perfil mais reduzido em termos de altura e mais fino para o vidro laminado fixo. [011] Explicado superficialmente, passa o aperfeiçoamento na guia superior do conjunto deslizante para vidros laminados, de fechamento e abertura de vãos, a ser melhor detalhado.

[012] A figura 1 , como já explicado, mostra imagens do documento BR

102019021658-1.

[013] As figuras a seguir relacionadas, 2 e 3, mostram o aperfeiçoamento motivo desse pedido de patente:

Figura 2 - vista em perspectiva mostrando a porta para sistema deslizante. No detalhe A é mostrado um dos chumbadores, fixado a partir de uma das laterais do vão da alvenaria. No detalhe B é mostrada a guia para o painel de vidro móvel e que prende o painel de vidro fixo. No detalhe C é mostrado ao chumbador em contraposição, no lateral oposta do vão da alvenaria. Como se observa, no chumbador é acoplado o suporte que, por seu trilho recebe o encaixe e posicionamento do batedor;

Figura 3 - vista em perspectiva explodida, mostrando os elementos da guia superior destacados entre si. Como se observa, após fixação das calhas verticais nos dois lados do vão de alvenaria, sobre estas são aparafusados os chumbadores que recebem o encaixe dos suportes, expondo sua garra em “U” para o encaixe do painel de vidro fixo. O suporte recebe, por seu trilho, o encaixe do terminal do batedor, posicionando esse último para receber o encosto de batente do painel de vidro móvel. Simultaneamente o suporte-guia prende o painel de vidro fixo e direciona o painel de vidro móvel. Em seguida, pela sua abertura, a guia superior envolve e é fixada nos conjuntos dos chumbadores, batedores e suporte- guia, embutindo-os com o fechamento frontal por meio de uma capa de acabamento.

[014] Em conformidade com as figuras anexas, o “APERFEIÇOAMENTO EM CONJUNTO DESLIZANTE DE PAINÉIS DE VIDRO LAMINADO DE ABERTURA E FECHAMENTO DE VÃOS”, destina-se a um conjunto específico, mostrado na figura 1, cujo arranjo de guias fixas que forma o leito inferior para os painéis de vidro laminado, fixo (VF) e móvel (VM), trabalha com a guia superior (1).

[015] Como novidade, essa guia superior (1) possui formato tubular quadrado, com abertura (la) receptora de capa de acabamento (lb). Ao longo de sua abertura (la), a guia superior (1) trabalha com chumbadores (2) de fixação à alvenaria em cada um dos lados do vão (V) a ser fechado, sendo nivelados às extremidades superiores das calhas verticais (CV) de sustentação lateral do conjunto da porta de vidro laminado. Esses chumbadores (2) são alinhados a respectivos suportes (3), compostos, cada qual, por uma parede vertical (4) de cuja face interna, superiormente, estendem-se perpendicularmente as faces (5) devidamente espaçadas e com friso nas bordas, formando um alojamento (6). A parede vertical (4) dobra- se perpendicularmente e forma um plano horizontal (7) do qual estendem- se, inferiormente, uma parede traseira (8) que, em conjunto com uma parede frontal (9) forma uma garra em “U” (10) e que, na sua face externa incorpora um pequeno trilho (11) com paredes em ângulo para dentro (12) em forma de cunha. À essa cunha (12) alinha-se um batedor (13), cuja parede lateral (14) estende, na face interna, um terminal de paredes em ângulo para fora (15) e, na face externa, estende perpendicularmente, uma rampa (16) delimitada por faces em ângulo para fora (17).

[016] O conjunto é completado por um suporte-guia (18) igualmente com parede vertical (19) estendendo, superior e perpendicularmente, as faces (20) espaçadas e com friso nas bordas, formando um alojamento (21). Essa parede vertical (19) dobra-se perpendicularmente e forma um plano horizontal (22) do qual estendem-se, inferiormente, uma parede traseira (23) que, em conjunto com uma parede intermediária (24) forma uma calha em “U” (25) e que, em conjunto com uma parede frontal (26), forma uma garra inferior (27).

[017] Assim composta a guia superior (1), estando já instalado o leito inferior no piso do box, dos dois lados do vão as calhas verticais (CV) são fixadas por fita dupla face na parede em contraposição e, acima da extremidade destas, usando-se gabarito é feita a furação para que os chumbadores (2) sejam fixados, por parafuso e bucha, também em contraposição. Cada um dos chumbadores (2) recebe o encaixe do alojamento (6) do suporte com sua garra em “U” (10) prendendo o painel de vidro fixo (VF), assim como a calha em “U” (25) do suporte -guia (18) também prende o painel de vidro móvel (VF), ou seja, estabilizando em dois pontos esse referido elemento (VF).

[018] Pelo seu trilho (11) o suporte (3) recebe o acoplamento do terminal (15) do batedor (13) que, assim, posiciona-se para que, pela sua rampa (16), receba o encosto de batente da borda do painel de vidro móvel (VM). Este é direcionado pela garra inferior (27) do suporte-guia (18).

[019] Completando a montagem, pela abertura (la) a guia superior (1) é encaixada nos chumbadores (2) de modo a embuti-los com o fechamento por meio de sua capa de acabamento (lb).