Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
POSTOPERATIVE AUXILIARY APPARATUS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/227262
Kind Code:
A1
Abstract:
A postoperative auxiliary apparatus, comprising an apparatus made of low density polyethylene, coated onto elastic cotton fabric, which has a shape that is capable of transmitting a resultant pressure, which is concentrated by reinforcing with bandages, elastic fabric or cotton fabric, wherein said pressure helps in healing burns, reducing keloids, and supporting body parts, accelerating said procedures in comparison to other techniques.

Inventors:
RENÓ WALDIR (BR)
Application Number:
PCT/BR2018/050188
Publication Date:
December 20, 2018
Filing Date:
June 12, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
RENO WALDIR (BR)
International Classes:
A61F13/00
Foreign References:
US6384294B12002-05-07
BRPI1003642A22013-01-29
US5895656A1999-04-20
US5759560A1998-06-02
BRPI0715075A22013-06-25
US6284941B12001-09-04
US20020052570A12002-05-02
Attorney, Agent or Firm:
VILELACOELHO SOCIEDADE DE ADVOGADOS (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. "APARATO AUXILIAR PARA PÓS-OPERATÓRIO", caracterizado pelo fato de apresentar um aparato (1 ), construído em polietileno de baixa densidade, revestido de tecido de algodão elástico, no qual o aparato (1 ) possui uma forma capaz de transmitir uma pressão resultante do meio pelo qual tal aparato (1 ) é sustentado, podendo ser este ataduras ou tecidos elásticos de algodão, possuindo uma aplicação de compressão, uma aplicação de sustentação, uma aplicação de modelação e uma aplicação de expansão.

2. "APARATO AUXILIAR PARA PÓS-OPERATÓRIO", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de o aparato (1 ) em sua aplicação de compressão, apresentar um formato com suas faces ligeiramente abauladas, com curvatura positiva, ou seja, para fora, de maneira que o aparato (1 ) permita a compressão localizada no corpo do paciente, estimulando o fluxo sanguíneo na região sem conformar demasiadamente a região.

3. "APARATO AUXILIAR PARA PÓS-OPERATÓRIO", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de o aparato (1 ) em sua aplicação de modelação, apresentar um formato contendo uma de suas faces ligeiramente abauladas negativamente, ou seja, como curvatura para dentro.

4. "APARATO AUXILIAR PARA PÓS-OPERATÓRIO", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de o aparato (1 ) em sua aplicação de expansão, possuir um formato essencialmente troncônico, com duas extremidades em diâmetros diferentes sendo um diâmetro menor e um diâmetro maior, onde a extremidade com diâmetro maior possui uma face reta e a extremidade com diâmetro menor possui uma extremidade abaulada positivamente, ou seja, com a curvatura para fora.

5. APARATO AUXILIAR PARA PÓS-OPERATÓRIO", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de o aparato (1 ) em sua aplicação de sustentação possuir um formato com as extremidades unidas, formando um acolchoamento circular e uma de suas faces ligeiramente abauladas negativamente.

Description:
"APARATO AUXILIAR PARA PÓS-OPERATÓRIO"

[001 ] O presente pedido da patente de invenção reivindica prioridade interna do processo BR 10 2017 012569-6, depositado em 13/06/2017, nos termos da Lei n Q 9.279, de 14 de maio de 1996.

CAMPO DE APLICAÇÃO

[002] A presente invenção está contida no campo de aplicação dos aparatos médicos, mais precisamente no campo de aplicação dos aparatos auxiliares de utilização em tratamentos pós-operatórios.

[003] A invenção tem como finalidade apresentar um aparato médico para auxilio em tratamentos pós-operatórios o qual possibilita efeitos de compressão, contensão e expansão, podendo, desta maneira, ser utilizado no tratamento de queloide, absorção de edemas e inchaços ou até mesmo na modelação e expansão de determinadas áreas corporais.

DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA

[004] O Brasil é o segundo país em números de cirurgia plásticas e procedimentos estéticos no mundo, atrás apenas dos EUA. Estudos verificam que no ano de 2015 foram realizadas no Brasil 1 ,2 milhões de cirurgias plásticas e 1 ,1 milhão de procedimentos estéticos sendo que nos EUA foram realizados 1 ,4 milhão de procedimentos cirúrgicos. Sendo assim, muito se tem avançado no que tange esses tipos de procedimentos tanto nos procedimentos em si quanto no tratamento pós-operatório. [005] Uma demanda que tem crescido muito com a incidência desse tipo de procedimento está relacionada com o tratamento pós- operatório, uma vez que esse tipo de procedimento exige um acompanhamento, em determinados casos, longo no que se referencia essa etapa, uma vez que tais procedimentos têm como resultado esperado uma melhora ou correção estética no paciente.

[006] Por característica própria os procedimentos estéticos tendem em sua maioria a serem invasivos aos pacientes e muitas vezes demandarem um tempo elevado em técnicas cirúrgicas, em muitos casos superando duas horas de procedimentos. Outra característica desse tipo de procedimento é a simetria necessária em algumas especialidades, como por exemplo as cirurgias faciais, onde em um primeiro momento trabalha-se um lado do rosto do paciente e após horas de cirurgia trabalhe-se o outro lado, o que demanda não só um cuidado cirúrgico maior por parte do cirurgião, como também, um cuidado com o paciente no sentido de manter o lado que foi operado primeiro livre de alterações e problemas.

[007] Na maioria dos casos de procedimento cirúrgico de cunho estético tanto nos procedimentos em si quanto no pós- operatório, os cirurgiões utilizam ataduras elásticas para restringir o local operado e garantir, assim, os resultados obtidos, entretanto a pressão exercida por esse tipo de atadura, sobre o local em si está longe do ideal e altamente relacionada com a pressão exercida no momento do enfaixamento, ou seja, caso o cirurgião tencione muito a atadura, pode-se resultar em algum tipo de deformação no local e contribuir negativamente para o resultado desejado.

[008] Desta maneira, alguns cirurgiões optaram por utilizar faixas e cintas modeladoras, as quais são comercializadas para cada tipo de cirurgia, existindo faixas abdominais, peitorais e assim por diante. Tais faixas superam a questão da pressão de tensionamento, uma vez que possuem tamanhos padrões para sua utilização sendo estes: pequeno (P), médio (M) e grande (G). Entretanto, tais faixas e cintas por abrangerem regiões por completo, não permitem a concentração da pressão na região mais crítica, por exemplo, um queloide abdominal, o que dificulta a obtenção de resultado positivo ou eleva o tempo até que esse resultado seja obtido.

[009] Desta maneira, alguns cirurgiões optaram por utilizar placas de contenção no tratamento pós-operatório, sendo essas placas de tamanho reduzido e frente as cintas e faixas pós-cirúrgicas, contribuindo para uma tensão mais localizada. Entretanto, tais placas ainda dependem das cintas, faixas ou até mesmo ataduras para se manter na posição adequada, ou seja, a sua utilização ainda está sujeita aos mesmos inconvenientes e desvantagens decorrentes da utilização desses acessórios. Outra desvantagem na utilização desse tipo de placa reside no fato do material utilizado em sua fabricação ser rígido, o que em muitos casos acaba criando um desconforto nos pacientes e em determinadas utilizações até mesmo machucando e ferindo estes.

[0010] Logo, nota-se que o estado da técnica é carente de uma solução que proporcione, ao mesmo tempo, conforto ao paciente, tensionamento localizado, de fácil aplicação e independente da perícia médica no momento de sua aplicação.

BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO

[001 1 ] A presente invenção tem como finalidade apresentar um aparato para tratamento pós-operatório de cirurgias diversas, principalmente as cirurgias e procedimentos estéticos, o qual permite a aplicação de uma tensão localizada, de fácil aplicação e que não ofereça desconforto a pacientes.

[0012] O objetivo do referido aparato auxiliar é alcançado devido a sua construção em polietlileno de baixa densidade, o qual permite a absorção de parte da tensão aplicada sobre este pela faixa de algodão ou atadura, permitindo, assim, que a tensão exercida sobre o local de interesse não seja demasiada.

[0013] Outro objetivo da referenciada invenção reside no fato do tratamento com o aparato auxiliar reduzir consideravelmente o tempo de tratamento pós-operatório bem como aumentar o nível de cicatrização natural em casos de queimadura.

BREVE DECRICÃO DOS DESENHOS

[0014] A matéria objeto desta Invenção ficará totalmente clara em seus aspectos técnicos a partir da descrição pormenorizada que será feita com base nas figuras abaixo relacionadas, nas quais:

a figura 1 apresenta uma vista superior do aparato em sua aplicação de sustentação; a figura 2 apresenta uma vista frontal do aparato em sua aplicação de sustentação;

a figura 3 apresenta uma vista em perspectiva do aparato em sua aplicação de sustentação;

a figura 4 apresenta uma vista frontal do aparato em sua aplicação de expansão;

a figura 5 apresenta uma posterior do aparato em sua aplicação de expansão;

a figura 6 apresenta uma vista lateral do aparato em sua aplicação de sustentação;

a figura 7 apresenta uma vista em perspectiva do aparato em sua aplicação de compressão;

a figura 8 apresenta uma vista lateral do aparato em sua aplicação de compressão;

a figura 9 apresenta uma vista frontal do aparato em sua aplicação de compressão;

a figura 10 apresenta uma vista superior do aparato em sua aplicação e compressão;

a figura 1 1 apresenta uma vista em perspectiva do aparato em sua aplicação de modelação;

a figura 12 apresenta uma vista lateral do aparato em sua aplicação de modelação;

a figura 13 apresenta um vista frontal do aparato em sua aplicação de modelação; e

a figura 14 apresenta uma vista superior do aparato em sua aplicação de modelação.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[0015] De conformidade com os objetivos apresentados por meio da breve descrição, o presente pedido de patente "APARATO PARA AUXILIO PARA PÓS-OPERATÓRIO" apresenta um aparato (1 ) construído em polietileno de baixa densidade e revestido com um tecido de algodão elástico, onde o aparato (1 ) possui uma forma capaz de transmitir uma pressão resultante do meio pelo qual tal aparato (1 ) é sustentado, podendo ser este, ataduras ou tecidos elásticos de algodão.

[0016] O referido aparato (1 ) tem como característica principal e inerente a sua fabricação em polietlileno de baixa densidade o fato de proporcionar um certo grau de deformação em sua estrutura, deformação esta capaz de diminuir a pressão exercida pelo meio de sustentação do aparato (1 ) de maneira que este proporcione uma pressão localizada, a qual se perpetua por toda a sua extensão em contato com o paciente, mas não excessiva, evitando, assim a sensação de desconforto no paciente, decorrente de sua utilização.

[0017] O aparato (1 ) também se caracteriza por possuir um revestimento em tecido elástico de algodão, o que lhe confere uma facilidade de limpeza, uma vez que o referido aparato (1 ) estará sempre em contato com partes corporais sujeitas a corrimentos diversos como sangue, pus e congéneres bem como a medicamentos para melhor cicatrização da região de aplicação. Desta maneira, o revestimento em tecido elástico de algodão permitirá a lavagem do aparato (1 ) e ser posterior reaproveitamento.

[0018] Outra característica importante do aparato (1 ) e que também é inerente a sua construção em polietlileno de baixa densidade reside em sua impermeabilidade o que contribui tanto para sua limpeza e higienização, como também para a correta administração dos medicamentos no local de contato com a pele do paciente, uma vez que o aparato (1 ) não captará parte desse medicamento.

[0019] O aparato (1 ) possui, basicamente, três utilizações principais, sendo uma aplicação para efeito de compressão, uma aplicação para efeito de contensão e modelação e uma aplicação para efeito de expansão.

[0020] O aparato (1 ) em sua aplicação para efeito de compressão é utilizado majoritariamente para controle e diminuição em queloides, as quais incidem principalmente em incisões ou cortes decorrentes dos procedimentos estéticos, como também na cicatrização de queimaduras ou diminuição das cicatrizes decorrentes dos procedimentos estéticos.

[0021 ] O referido aparato (1 ) em sua aplicação para efeito de compressão possui as suas faces ligeiramente abauladas, com curvatura positiva, ou seja, para fora, de maneira que o aparato (1 ) permita a compressão localizada no corpo do paciente, estimulando o fluxo sanguíneo na região sem conformar demasiadamente a região, aumentando assim a velocidade de cicatrização. [0022] A figura 7 apresenta um comparativo entre uma cicatriz em seu estado inicial e a evolução da mesma cicatriz após a utilização de um aparato (1 ) em sua aplicação para efeito de compressão por dois e por três dias, onde é facilmente identificável a redução tanto do comprimento da cicatriz quanto de sua altura em relação as demais regiões do corpo.

[0023] O aparato (1 ) em sua aplicação para efeito de compressão é utilizado majoritariamente para auxiliar a absorção de edemas e inchaços decorrentes dos procedimentos estéticos, onde é extremamente comum o acúmulo de líquidos em regiões localizadas do corpo do paciente. Para tanto, o aparato (1 ) apresenta uma de suas faces reta, em oposição a outra face ligeiramente abaulada positivamente, ou seja, com curvatura para fora. Tal construtividade do aparato (1 ) favorece a compressão localizada desses edemas e inchaços de maneira que os líquidos ali acumulados sejam gradativamente espalhados nas regiões próximas ao inchaço inicial e consequentemente absorvidos pelo organismo devido ao aumento da circulação sanguínea na região. A presença de uma face reta no aparato (1 ) também impede a compressão demasiada da região e consequente deformação da mesma uma vez que comprimirá o inchaço ou edema até a altura da pele nas proximidades, favorecendo um resultado mais homogéneo do procedimento.

[0024] Em sua aplicação para modelação, o aparato (1 a) apresenta uma de suas faces ligeiramente abauladas negativamente, ou seja, como curvatura para dentro. Tal aplicação é majoritariamente utilizada em tratamentos pós-operatórios em procedimentos estéticos onde o resultado final necessite de estabilização como cirurgias de facelift. Nesses casos, o aparato (1 a) possibilita que através de uma leve pressão que o fluxo sanguíneo da região seja estimulado de forma que o corpo se adapte mais facilmente as mudanças realizadas na cirurgia.

[0025] O aparato (1 b), em sua aplicação para efeito de expansão é majoritariamente utilizado em tratamentos pós-cirúrgicos que demandam a reconstrução ou remodelamento de áreas arredondadas como por exemplo cirurgias na região abdominal que necessitam de reconstrução do umbigo. Para tanto, o aparato (1 b) possui um formato essencialmente troncônico, com duas extremidades em diâmetros diferentes sendo um diâmetro menor e um diâmetro maior, onde a extremidade com diâmetro maior possui uma face reta e a extremidade com diâmetro menor possui uma extremidade abaulada positivamente, ou seja, com a curvatura para fora, conforme a figura 4. Esse referido formato permite ao meio de sustentação do aparato (1 b) exercer pressão sobre a face maior de maneira que a face menos, essa em contato com o corpo do paciente, exerça uma pressão suficientemente grande, a ponto de permitir ao aparato (1 b) adentrar ligeiramente na região cutânea criando um orifício.

[0026] A referida invenção possui, ainda, uma aplicação de sustentação, onde o aparato (1 c) consiste de um aparato (1 a) com as extremidades unidas, formando um acolchoamento circular, sendo este ideal para suportar porções corpóreas esféricas tais como cabeça, nádegas e etc. [0027] A grande vantagem da utilização do aparato (1 ) com aplicação para efeito de expansão reside no fato de não demandar o corte da pele do paciente, sendo o único meio de expandir a região e criar o orifício a pressão exercida sobre o próprio aparato e consequente pressão exercida pelo aparato, através do diâmetro menor, no paciente, sem a necessidade de procedimentos invasivos.

[0028] Por definição de aplicação, a pressão exercida sobre a pele será transmitida para os tecidos abaixo desta, atuando no tratamento do acúmulo de líquidos represados no tecido subcutâneo, principalmente após a lipoaspiração e procedimentos cirúrgicos como enxertos cutâneos e deslocamento de retalhos cutâneos e músculo-cutâneos. Devido à alta densidade da pele (1 ,05 g/cm 3 ), a energia emitira em sua superfície pelo aparato (1 ) é dissipada e transforma-se em um rolo compressores sobre o subcutâneo onde a densidade é menor (0,9 g/c 3 ).

[0029] Por este mecanismo de compressão, o excesso de líquidos (edema e líquidos sanguíneos) migrará para a periferia da almofada procurando as áreas de baixa resistência longe de cicatrizes e pontos anatómicos de aderência da pele aos planos profundos, onde este excesso será absolvido e drenando pelos vasos linfáticos e venosos. Este aparato (1 ) também tem aplicação em áreas de retenção crónica de líquidos no derma e abaixo deste (celulite, estase linfática), e em protetores, imobilizadores e suportes corpóreos.

[0030] Quanto a aplicação do aparato (1 ) sobre cicatrizes hipertróficas ou mesmo sobre cicatrizes queloides em queimaduras, as vestes compressivas atuais, apesar de exercerem forte e ampla pressão (entre 40 e 90 immHg), não são suficientes para um tratamento eficiente. Ao associar o aparato (1 ) e (1 a) nas áreas selecionadas, a pressão exercida por estas permite reduzir a pressão das vestes compressivas nas demais áreas corpóreas, tornando mais confortável e estimulante o uso destas vestes que, per se, causam sofrimento e estresse ao queimado.

[0031 ] Para ser eficaz e segura, o aparato (1 , 1 a, 1 b e 1 c) deve ter uma densidade na interface entre a água e a gordura. Neste sentido, o material adequado deve ser macio, de baixa resiliência, impermeável, flexível, leve, inerte e atóxico, sendo o polietileno de baixa densidade o ideal, por possuir uma densidade entre 0,910 e 0,925, permitindo compressão cutânea sem a obstrução dos vasos sanguíneos e linfáticos na pele e subcutâneo.

[0032] Sabe-se que no corpo humano a pressão nos vasos terminais é de 8,0 immHg. Como a densidade do aparato (1 ) é similar à do tecido subcutâneo, a pressão exercida no tecido subcutâneo não ultrapassa a pressão dos vasos terminais, evitando, assim, a isquemia e consequente necrose da pele e subcutâneo.

[0033] A variação tensional efetiva da veste de compressão sobre o aparato (1 , 1 a, 1 b e 1 c) está relacionado ao estado da pele. A pele normal exige uma pressão entre 10 e 40 immHg enquanto a pele cicatrizada e enrijecida oferece uma resistência mais elevada, entre 40 e 90 immHg. [0034] As vantagens presentes no aparato (1 ) frente ao estado da técnica são diversas, entre elas destacam-se o fato de o aparato (1 ) transferir uma pressão localizada enquanto as opções apresentadas no estado da técnica exercerem pressão em áreas e o fato do aparato (1 ) ser de fácil aplicação nos pacientes e não proliferar uma sensação de desconforto.

[0035] Outra vantagem presente no aparato (1 ) que supera as opções apresentadas no estado da técnica reside no fato deste ser impermeável facilitando tanto a sua limpeza e higienização quanto a manutenção dos medicamentos aplicados juntamente com este na região de aplicação no paciente.

[0036] Por fim, outra vantagem presente no aparato (1 ) é não encontrada no estado da técnica se refere a sua utilização, a qual permite a obtenção de três tipos de efeito sendo uma aplicação com efeito de compressão, uma aplicação com efeito de modelação e contensão e, ainda, uma aplicação com efeito de expansão.

[0037] Deve ficar entendido que a presente descrição não limita a aplicação aos detalhes aqui descritos e que a invenção é capaz de outras modalidades e de ser praticada ou executada em uma variedade de modos, dentro do escopo das reivindicações. Embora tenham sido usados termos específicos, tais termos devem ser interpretados em sentido genérico e descritivo, e não com o propósito de limitação.