Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STRUCTURAL ARRANGEMENT FOR A CRADLE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2021/258176
Kind Code:
A1
Abstract:
The present patent pertains to the field of furniture for infants and relates to a structural arrangement for a cradle (1), more specifically a cradle developed for children of various sizes, made from a plastic material, preferably engineering plastic, being made up of two lateral backrests (2) and an arched base (3) having a given angle and ergonomic properties; it also has a foot limiting the travel of the supporting rocker (4) having a rectangular shape positioned on the lower part of the base (3), and the inner part thereof is lined with a soft synthetic material (5), and has, as final protection, a finish made from vinyl material (6) that can be removed for washing and cleaning, and can also be replaced in the event of wear; finally, the configuration thereof offers the possibility of the rocking movement being caused by the child or by a battery-powered motorized mechanism.

Inventors:
TEIXEIRA CLAUDENIR DE ALMEIDA (BR)
Application Number:
PCT/BR2021/050274
Publication Date:
December 30, 2021
Filing Date:
June 23, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
TEIXEIRA EDUARDA MARSON DE ALMEIDA (BR)
International Classes:
A47D9/02; A47D13/02
Foreign References:
US20050264063A12005-12-01
US5322343A1994-06-21
Attorney, Agent or Firm:
MORAES, Henrique (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1.) “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM BERÇO” (1) refere-se à área do mobiliário infantil, mais especifícamente berço de solo, desenvolvido para crianças de diversos tamanhos, fabricado com material plástico, preferencialmente plástico de engenharia o qual é caracterizado por ser formado por dois encostos laterais (2) e base (3) arcada respeitando determinado ângulo, em cuja parte inferior é disposto um pé (4) de apoio de formato retangular, e a sua parte interna é revestida com material macio e sintético (5), tendo como proteção final, acabamento em material vinílico (6) destacável.

Description:
“DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM BERÇO”

INTRODUÇÃO

[001] O presente relatório descritivo de patente diz respeito à Disposição Construtiva Introduzida em Berço, doravante denominado de Berço de Solo, o qual é constituído por material plástico de alta resistência, fabricado através de injeção do material em moldes específicos, variando o tamanho conforme a idade da criança, destacando-se que o mesmo foi desenvolvido para ficar, exclusivamente, no nível do chão.

CAMPO DE APLICAÇÃO

[002] O Campo de aplicação deste Berço de Solo refere-se à área do mobiliário infantil, mais especificamente berço desenvolvido para ficar no nível do chão, para que crianças de diversos tamanhos e idades, possam ter acesso ao berço sem auxílio de adultos.

FINALIDADE

[003] A finalidade deste Berço de Solo, dado a característica de ficar em nível do chão, é ser destinado para crianças de idades e tamanhos variados, mas que já caminham, as quais podem se deitar e levantar do berço a qualquer tempo permitindo assim que as crianças tenham mais autonomia.

PROBLEMAS A SOLUCIONAR

[004] Hoje em dia e conforme é de conhecimento geral entre fabricantes e comerciantes de mobiliário infantil, existem inúmeros modelos de berços, dos quais citamos a modo de exemplo, berço mini cama, berço americano, berço multifuncional e outros, bastando uma simples busca na Internet para encontrar inúmeros modelos, destacando-se que todos os berços, independente do modelo, devem cumprir em todos os países, normas técnicas rigorosas.

[005] A modo de informação, nos Estados Unidos, a Comissão de Segurança de Produtos (U.S. Consumer Product Safety Commission - CPSC, 2006)1, agência governamental norte-americana, criada em 1972, que procura minimizar os riscos de acidentes com ferimentos ou mesmo mortes associadas ao consumo de produtos, fez um recaí! de aproximadamente 1 milhão de berços importados da China, devido a existência de falhas que permitiram uma montagem errada e que podem ter acarretado, além da morte de 03 bebés, mais de 50 incidentes.

[006] No Brasil a preocupação com a segurança das crianças também existe, mas não há registros, em âmbito nacional, sobre acidentes envolvendo berços, há apenas estudos isolados feitos por entidades não governamentais ou representantes da área de Saúde, como é o caso dos profissionais que atuam no Hospital Vila Maria, administrado pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Esses profissionais promovem, desde 1994, a “Semana da Criança Segura”. Esse evento tem como objetivo orientar pais, professores e a comunidade da região sobre como prevenir acidentes infantis e como prestar primeiros socorros a crianças vítimas de queimaduras, maus tratos, etc.

[007] Dentre os móveis infantis relacionados a acidentes com crianças e bebés, o mais citado é o berço, segundo o Conselho Científico da Associação Brasileira de Ergonomia - Abergo2. Foi realizado um levantamento em três hospitais do estado do Rio de Janeiro, para apurar como as crianças se acidentaram e concluiu-se que as falhas de projeto contribuíram para aumentar os índices dos acidentes. Segundo o estudo, os acidentes envolvendo o berço podem ocasionar óbitos ou sequelas incapacitantes nas crianças porque a maioria dos eventos acontece na faixa etária de oito meses a quatro anos.

[008] Entre as ocorrências envolvendo o berço, as mais comuns são as quedas, pernas e braços presos e até a cabeça, causando asfixia, entre outras. Ainda segundo o estudo, os recém-nascidos dormem cerca de 15 a 16 horas por dia, o que torna o berço o item de maior interesse para a saúde física da criança. Por isso, no momento da decisão de compra, a maior preocupação dos pais deve ser, acima de tudo, a segurança do bebê, além do conforto e bem-estar.

ESTADO DA TÉCNICA

[009] Da análise dos problemas encontrados e visando a colocação no mercado de um produto dotado com características próprias de desenvolvimento, pesquisas de anterioridades foram realizadas no Banco de Dados do INPI e foram encontrados os seguintes documentos: [0010] BR 20 2016 018736 8, depositada em 15/08/2016 e publicada em

27/02/2018, sob o título de “DISPOSIÇÃO APLICADA EM BERÇO

DOBRA VEL”, refere-se a um berço (1) composto por uma cabeceira (2) e uma peseira (3) de tamanhos iguais, ambas contendo pés (4) compostos por rodízios (5) para uma melhor movimentação do berço, sendo estes não limitativos, podendo ser a critério do fabricante; as laterais (L) do berço (1) são dotadas de grades (6) dobráveis (D); cada lateral (L1) e (L2), na parte interna, apresentam duas eantoneiras (CA), as quais sustentam um estrado (8) dobrado (D) em duas divisões, as quais são unidas por dobradiças extremas (9), proporcionando que o berço (1) possa ser dobrado e guardado sem que seja escorado em paredes e ou em móveis. [0011] BR 20 2016 004791 4, depositada em 03/03/2016 e publicada em

05/09/2017, sob o título de “COLCHÃO BERÇO” caracterizado patente de invenção colchão berço que é compreendido por colchão desenvolvido tanto em espumo como com moías e um berço embutido em sua estrutura interna para ambientes com pouco espaço ou mesmo para ser urna segunda opção para o bebê dormir, este colchão berço não precisa ser montado, já é estregue pronto para uso, não tem componentes ou partes com quinas ou que precisam ser protegidas, já foi projetado para acomodar um bebê com segurança, conforto e estabilidade, atendendo a ambas as necessidades e podendo ser revertido em colchão convencional a qualquer momento, tudo isto foi desenvolvido e projetado após testes em campo com resultados positivos e que levaram ao processo atual de pedido de patente.

[0012] BR 10 2012 009181 0, depositada em 19/04/2012 e publicada em

08/03/2016, sob o título de "BERÇO PORTÁTIL ARTICULAVEL", patente de invenção para um berço portátil articulável que é compreendido por estrutura superior calandrada em 90°graus com quatro 5 secções 1, 2 e 3, 4 e 5, 6 e 7, 8 interligados por dois cabeçotes 10 e 11 que montam e desmontam através de alavancas e que conectam a estrutura geral além de conectores de articulação e nivelação e anéis para mesma função e hastes de articulação nas partes internas e conectores inferiores além de apoiadores para restringir movimento que são hastes interligadas a estrutura 10 inferior e que se reclinam por moías, na parte superior temos 1, 2, 3, 4 que recebe 9 que é estrutura em tecido com isolamento térmico e acústico e colchão inflável e que tem similar com resistências elétricas e massageado, modelo B e G .A referida 15 estrutura recebe também nos modelos B e G trilhos posicionados no campo inferior do berço e que possui indutores, eletromagnético modelo B e magnético modelo G.

AVANÇO TECNGLGGÍCQ

[0013] O Berço de Solo ora apresentado, possui características próprias de desenvolvimento, dentre as quais destacam-se as seguintes:

- estrutura em material plástico de alta resistência, plástico de engenharia, e fabricado sob método de injeção;

- parte interna revestida com material macio e sintético, e como proteção final possui acabamento em material de tecido ou vindico destacável para sua lavagem e higienização ou o mesmo pode ser trocado em caso de desgaste.

- possui base curvada respeitando uma perfeita ergonomia com determinado ângulo para permitir que a própria criança proporcione o balanço que ela deseja e na intensidade que quiser.

- proporciona diversão para a criança que pode ir e vir de seu local de descanso, bem como comodidade para os pais que não deixarão seus afazeres para colocar e retirar a criança no berço.

- a autonomia proporcionada outorga à criança autoconfiança e independência, uma vez que ao sentir vontade de deitar-se a criança poderá fazê-lo no momento que deseja; e

- proporciona também segurança à criança, já que fica no nível do chão, podendo a criança poderá sair e deitar-se no berço quando quiser, sem risco de queda. DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[0014] Para obter uma total e completa visualização de como é constituído o Berço de Solo ora em questão e objeto do presente Modelo de Utilidade, acompanham os desenhos ilustrativos anexos, aos quais se faz referências conforme segue:

[0015] Figura 1 : Mostra vista em perspectiva isométrica frontal do Berço; [0016] Figura 2: Representa vista em perspectiva posterior do Berço;

[0017] Figura 3: Corresponde a vista lateral do Berço;

[0018] Figura 4: Ilustra vista em corte longitudinal do Berço;

[0019] Figura 5: Mostra vista superior do Berço;

[0020] Figura 6: ilustra perspectiva em 3D;

[0021] Figura 7: ilustra vista posterior em 3D.

DESCRIÇÃO DO MODELO

[0022] Conforme constata-se das figuras que acompanham e fazem parte integrante deste relatório, o Berço de Solo (1) ora em questão é caracterizado por ficar em nível do chão e foi desenvolvido para efetuar um balanço devido ao grau de inclinação calculado, o que lhe dará conforto e relaxamento à criança além de outorgar liberdade e autonomia, permitindo que a mesma possa se levantar e deitar quando quiser.

[0023] Para atender às finalidades previstas, o Berço de Solo (1) é constituído por material plástico de alta resistência, preferencialmente plástico de engenharia, e é fabricado através de processo de injeção em moldes específicos, evitado a utilização de materiais orgânicos, inclusive não necessitando de pintura, variando o tamanho conforme a idade da criança.

[0024] O mesmo é constituído por dois encostos laterais (2) com a base (3) arcada respeitando determinado ângulo, o que permite que a própria criança proporcione o balanço que ela deseja e na intensidade que quiser, bem como também dispõe de um pé (4) de apoio de formato retangular posicionado na parte inferior da base (3). [0025] O Berço de Solo (1) é revestido em sua parte interna com material macio e sintético (5), e como proteção final possui acabamento em material de tecido ou vinílico (6) destacável para sua lavagem e higienização, bem como o mesmo pode ser trocado em caso de desgaste.

[0026] A sua conformação oferece a possibilidade de ter o movimento de balanço provocado pela criança ou por mecanismo motorizado movido a pilhas.

[0027] A invenção possui diversos tamanhos podendo ser utilizada, por crianças de 1 a 6 anos., bem como atende todas as normas vigentes em relação ao tema. CONCLUSÃO

[0028] Verifica-se por tudo aquilo que foi descrito e ilustrado que trata-se de Disposição Construtiva Introduzida em Berço (1), o qual se enquadra perfeitamente dentro das normas que regem a Patente de Modelo de Utilidade, merecendo pelo que foi descrito, o privilégio solicitado.