Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STRUCTURE FOR SUN PROTECTION
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2022/174316
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention relates to a collapsible portable structure suitable for sun protection, including a pole (20) moulded in a curved shape or able to adopt a curved shape by means of bending, which is fastened to a flexible cover (10), providing a simple, light structure that is quick to assemble, with a minimum of structural elements, forming a structure made up of a single arch assembled positioned facing into the wind, so that the rest of the flexible cover stays loose, floating on the wind, providing a large area of shade.

Inventors:
RIBEIRO LUCCHESE GUALDI DAIANE (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050045
Publication Date:
August 25, 2022
Filing Date:
February 10, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
RIBEIRO LUCCHESE GUALDI DAIANE (BR)
International Classes:
E04H15/00; E04H15/32; E04H15/34; E04H15/36; E04H15/40
Foreign References:
US10190330B22019-01-29
US7789097B12010-09-07
GB2573353B2020-11-25
KR20120049032A2012-05-16
Attorney, Agent or Firm:
CÉSAR KLEIN, Júlio (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES:

1. ESTRUTURA PARA PROTEÇÃO SOLAR caracterizado por compreender uma cobertura de material flexível (10) que apresenta a totalidade de uma primeira lateral longitudinal (11) dotada de um meio de preensão (111) onde é inserida uma haste (20) cujas extremidades (21) são fixadas na superfície de apoio, conformando a abertura frontal (101) da estrutura, sendo mantidas as laterais transversais (12) da cobertura (10) alinhadas com as extremidades (21) da haste (20) fixadas na superfície de apoio e a lateral (13) da cobertura (10) oposta à lateral longitudinal (11), que configura a abertura posterior (102) da estrutura mantida livre para flutuar com o fluxo de vento que ingressa pela abertura frontal (101).

2. ESTRUTURA PARA PROTEÇÃO SOLAR, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato do meio de preensão (11) compreender uma bainha ou tiras intercaladas.

3. ESTRUTURA PARA PROTEÇÃO SOLAR, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato da cobertura flexível (10) compreender qualquer película que apresente resistência ao vento e impeça ou diminua a radiação solar.

4. ESTRUTURA PARA PROTEÇÃO SOLAR, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato da haste de perfil curvo (20) compreender uma estrutura única moldada em formato curvo ou que pode assumir o formato curvo por meio de flexão.

5. ESTRUTURA PARA PROTEÇÃO SOLAR, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato da haste de perfil curvo (20) ser segmentada, sendo ditos segmentos unidos entre si mediante meios de conexão conhecidos. 6. ESTRUTURA PARA PROTEÇÃO SOLAR, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de apresentar um tirante tensionado (30) fixado na lateral longitudinal (11) e na superfície de apoio.

REIVINDICAÇÕES MODIFICADAS

Recebidas pela Secretaria Internacional no dia 12 de Julho de 2022

(12.07.2022)

1. ESTRUTURA PARA PROTEÇÃO SOLAR que compreende uma cobertura de material flexível (10) que apresenta a totalidade de uma primeira lateral longitudinal (11) dotada de um meio de preensão (111) onde é inserida uma haste (20) cujas extremidades (21) são fixadas na superfície de apoio, conformando a abertura frontal (101) da estrutura e a lateral (13) da cobertura (10) oposta à lateral longitudinal (11) ser estrutura mantida livre para flutuar com o fluxo de vento que ingressa pela abertura frontal (101), caracterizado pelo fato da cobertura (10) apresentar formato preferentemente retangular (10) e as laterais transversais (12) da dita cobertura (10) estarem alinhadas com as extremidades (21) da haste (20) fixadas na superfície de apoio.

FOLHA MODIFICADA (ARTIGO 19)

Description:
ESTRUTURA PARA PROTEÇÃO SOLAR CAMPO DA INVENÇÃO

[01] A presente patente de invenção descreve uma estrutura portátil desmontável adequada para proteção solar, que inclui uma haste moldada em formato curvo ou que pode assumir o formato curvo por meio de flexão que é fixada a uma cobertura flexível, provendo uma estrutura simplificada, de rápida montagem e leve, com o mínimo de elementos construtivos, conformando uma estrutura formada por apenas um arco montado posicionado na direção do vento, de forma a manter o restante da cobertura flexível solta, flutuando sob a ação do vento, provendo uma grande área de sombra e/ou de proteção em eventos.

ANTECEDENTES DA INVENÇÃO

[02] A interação entre a pele e a luz solar é inevitável. O potencial de dano depende do tipo e da duração da exposição. A luz solar tem efeitos profundos sobre a pele, e está associada a uma variedade de doenças.

[03] O Brasil é um país que está localizado em uma região que recebe grande intensidade de radiação solar. A extensa área litorânea é propícia para atividades de lazer e esportivas em espaços abertos, sujeitando os indivíduos à exposição cumulativa ao longo de suas vidas.

[04] O Consenso Brasileiro de Fotoproteção, elaborado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, descreve as recomendações básicas, que equivalem às internacionalmente aceitas: exposição restrita ao sol, uso de vestimentas e acessórios (luva, boné, chapéu, guarda sol, óculos) e fotoproteção tópica através de protetor solar [SCHALKA, Sérgio, et al. Consenso Brasileiro de Fotoproteção. 2013. Disponível em: https://issuu.com/sbd.br/docs/consensob.fotoprote _ oleigoweb? e=0/6449812. Acessado em 04 de fevereiro de 2021.].

[05] Nas praias, o uso de guarda-sol, tendas e gazebos é fundamental para garantir a proteção à radiação solar. Estas estruturas desmontáveis, geralmente com cobertura com proteção UVA e/ou UVB, são facilmente montadas e portadas pelo usuário, porém ventos moderados ou fortes geralmente impactam nestas estruturas, danificando a armação ou desprendendo a estrutura do solo, o que obviamente é preocupante no que diz respeito à segurança dos usuários no entorno.

[06] O documento AR056925 descreve uma tenda provida de dois arcos dispostos paralelos e onde são fixadas as faces laterais opostas de uma cobertura flexível, apresentando tirantes que se projetam a partir dos arcos para ser acoplada a uma cadeira, favorecendo a estabilização da tenda.

[07] O documento FR2614351 descreve uma tenda constituída por uma cobertura impermeável com três aros de interligação, sendo todo o conjunto articulado por um sistema de fixação interno deslizante.

[08] O documento GB2530291 descreve uma tenda que compreende uma folha de solo, uma cobertura se estendendo sobre a folha do solo e fixada à folha do solo em suas bordas para formar um espaço interno pelo menos parcialmente fechado entre a folha do solo e o dossel; pelo menos um par de elementos de bolso localizados na folha de solo, onde cada elemento de bolso recebe uma extremidade de um poste para configurar estrutura de suporte da tenda.

[09] O documento MU8802870 descreve uma barraca de praia desmontável constituída por varetas cilíndricas, cabos tensores de aço, uma cobertura flexível e estacas para fixar a barraca ao solo, sendo que a armação é formada pela união de diversas varetas através de junções para formar varas compridas e a cobertura apresenta três bainhas, sendo uma em cada lateral e uma central onde serão inseridos os tensores para a estruturação da barraca.

[010] O documento US2003066550 descreve um abrigo dobrável e portátil de forma arqueada com uma face aberta.

[011] O documento US10066417 descreve um dossel dobrável e método de erguer um dossel dobrável composto de âncoras de terra, membros flexíveis e uma cobertura do dossel. O dossel dobrável é composto por quatro âncoras de terra, membros flexíveis e uma cobertura do dossel.

[012] O documento MX2013001004 descreve um dispositivo gerador de sombras destinado a fornecer proteção solar, dito dispositivo usando a energia cinética do vento a fim de ser sustentado no ar e projetar uma sombra. O dispositivo é formado por um painel ou grupo de painéis e uma ou mais vigas, que juntas definem uma borda de proa, uma borda de popa e laterais. O dispositivo é composto por abas que proporcionam estabilidade e servem para ancorá-las ao solo. O dispositivo funciona da seguinte forma: o painel ou painéis juntamente com as abas e as vigas circundam uma massa de ar em movimento; as forças aerodinâmicas geradas são suficientemente fortes para suportar o dispositivo no ar; o dispositivo é mantido ancorado ao solo por alguns meios; com o dispositivo ancorado ao solo, ele pode ser mantido em uma altura pré-determinada e projetar uma sombra em uma superfície abaixo.

[013] O documento US2017362849 descreve uma tenda que inclui uma cobertura flexível e um mastro que se acopla a uma superfície, dito mastro posicionado de forma substancialmente igual distante das bordas opostas da cobertura, tendo amarras acoplada que se estendem a partir da cobertura. A cobertura é posicionada acima da superfície para usar a força natural do vento para inflar o painel e mantê-lo no alto para fornecer sombra ao usuário.

[014] Em que pese o estado da técnica descrever diversas configurações de estruturas provisórias portáteis com a finalidade de prover um abrigo para impedir ou diminuir a irradiação solar sobre um usuário, uma grande dificuldade diz respeito a área de sombra gerada e a manutenção da estrutura sob a ação de ventos moderados a fortes, principalmente em regiões oceânicas.

[015] No caso dos guarda-sóis, são estruturas de fácil transporte e montagem. No entanto, geram uma pequena área de sombra e sua estrutura não suporta ventos moderados a fortes, causando seu desacoplamento do solo, com o risco de atingir um usuário.

[016] Estruturas mais robustas, tal como as tendas ou gazebos, são mais difíceis de serem carregadas e montadas e para se manterem íntegras sob a ação do vento necessitam de meios adicionais para reter a estrutura no solo e evitar o desarme, tal como cabos tensores ou estacas, onde a carga de tração é imposta à estrutura de cobertura por meio de esticadores presos à superfície de apoio através de olhais, por exemplo, dificultado a montagem e aumentando o número de elementos construtivos a serem carregados.

[017] No entanto, as cargas de vento que atuam sobre essas estruturas flexíveis podem ser utilizadas para estruturar e modelar a tenda, aproveitando o fluxo de vento de baixo impacto presente na beira da praia, de forma a prover estruturas simplificadas e com um mínimo de elementos construtivos. [018] Dessa forma é objeto da presente patente de invenção uma estrutura para proteção solar de formato curvo, que inclui uma haste moldada em formato curvo ou que pode assumir o formato curvo por meio de flexão que é fixada a uma cobertura flexível, provendo uma estrutura simplificada, de rápida montagem e leve, com o mínimo de elementos construtivos, conformando uma estrutura formada por apenas um arco montado posicionado na direção do vento e com extremidades enterradas no solo, mantendo a cobertura flexível fixada à haste em sua porção frontal e o restante da cobertura flexível solta, flutuando sob a ação do vento, provendo uma grande área de sombra. SUMÁRIO

[019] É característica da invenção uma estrutura para proteção solar portátil, leve e de fácil montagem.

[020] É característica da invenção uma estrutura para proteção solar cuja sombra gerada equivale à sombra de um gazebo, com a metade do peso de um guarda-sol, quando desmontado para transporte.

[021] É característica da invenção uma estrutura para proteção solar que conforma uma estrutura em formato de arco, cuja face frontal é montada voltada para o vento, provendo ventilação cruzada, não detendo o vento o que impede o desarme ou o desprendimento da estrutura.

[022] É característica da invenção uma estrutura para proteção solar que permite a acomodação confortável de 4 a 5 pessoas em pé, posicionados somente na abertura frontal da estrutura, proporcionando uma grande área de sombra.

[023] É característica da invenção uma estrutura para proteção solar adequada para a instalação em eventos, conformando um arco que pode alcançar altura entre 4 a 5 metros e cobertura de largura variável.

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[024] A figura 1A apresenta a vista em perspectiva evidenciando a estrutura para proteção solar montada e a figura 1 B apresenta a estrutura para proteção solar montada com um cabo tensor tensionando a abertura frontal da estrutura.

[025] A figura 2A apresenta representação da haste sendo encaixada na bainha da cobertura, a figura 2B apresenta a haste acoplada na bainha da cobertura, a figura 2C apresenta a haste posicionada na cobertura em posição adequada para ser instalada na superfície de apoio.

[026] A figura 3 apresenta a forma alternativa de preensão da haste na cobertura.

[027] A figura 4A apresenta a vista frontal da estrutura para proteção solar e a figura 4B apresenta a vista lateral, evidenciando o fluxo de vento.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[028] A estrutura para proteção solar, objeto da presente patente de invenção, compreende uma cobertura de material flexível de formato preferentemente retangular (10) que apresenta a totalidade de uma primeira lateral longitudinal (11) dotada de um meio de preensão (111), tal como uma bainha ou tiras intercaladas, onde é inserida uma haste de perfil curvo (20) cujas extremidades (21) são mantidas livres para a fixação na superfície de apoio.

[029] Com esta configuração, a haste de perfil curvo (20) molda a abertura frontal (101) da estrutura para proteção solar, ficando as laterais transversais (12) da cobertura (10) alinhadas com as extremidades (21) da haste de perfil curvo (20) junto à superfície de apoio e a lateral (13) da cobertura (10), oposta à lateral longitudinal (11) onde é associado o perfil curvo (20), sendo mantida livre para flutuar com o fluxo de vento que ingressa pela abertura frontal (101) e sai pela abertura posterior (102), através de ventilação cruzada.

[030] A cobertura flexível (10) compreende qualquer película que apresente resistência ao vento e impeça ou diminua a radiação solar sobre um usuário.

[031] A haste de perfil curvo (20) compreende uma estrutura única moldada em formato curvo ou que pode assumir o formato curvo por meio de flexão.

[032] A haste de perfil curvo (20) pode ser segmentada, de forma que ditos segmentos sejam unidos entre si mediante meios de conexão conhecidos, tal como encaixe por interferência, rosqueamento, travamento, entre outros, permitindo que a associação dos segmentos.

[033] Na borda da primeira lateral longitudinal (11) é fixada a extremidade de um tirante tensionado (30) cuja extremidade oposta é ancorada na superfície de apoio, dito tirante tensionado (30) que fornece um contrapeso em oposição ao vento, conforme apresentado na figura 1 B.

[034] Para a montagem da estrutura para proteção solar, a haste (20) é inserida na bainha (111) disposta em uma das laterais longitudinais (11) da cobertura (10), sendo a seguir as extremidades (21) da dita haste (20) fixadas na superfície de apoio preferentemente mediante cravamento no solo, conformando a abertura frontal (101) estrutura para proteção solar cuja altura pode ser ajustada caso a haste (20) permita ajuste da curvatura por flexão. Na borda da lateral longitudinal (11) que conforma a abertura frontal é fixado um tirante tensionado (30) cuja extremidade oposta é ancorada na superfície de apoio. Para a integridade da estrutura, a abertura frontal (101) deve ser posicionada alinhada com o fluxo de vento, permitindo a ventilação cruzada, de forma que a lateral posterior (13) da cobertura (10) oposta à lateral fixa (11) seja mantida flutuante por ação do vento, provendo a abertura posterior (102), com a cobertura (10) gerando uma área de sombra.