Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SYSTEM AND METHOD FOR ASSEMBLING THE LINING OF THE INSIDE OF A PASSENGER TRANSPORT VEHICLE, AND VEHICLE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/000058
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention describes a system for lining the inside of a passenger transport vehicle, a method for assembling the lining of the inside of a passenger transport vehicle, and a passenger transport vehicle provided with a lining on the inside, and in which passengers are transported. Specifically, the present invention comprises at least one internal lining for the roof or wall that form the finish of the vehicle, that are made of a lightweight, hard-wearing material, and that can be quickly and efficiently joined to the structural portion of the vehicle body. The present invention pertains to the fields of mechanical engineering, materials engineering, finish design, and public transport vehicles.

Inventors:
RESNER LUCIANO RICARDO (BR)
PALAURO VANESSA (BR)
RODRIGUES DILNEI (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050276
Publication Date:
January 26, 2023
Filing Date:
July 20, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MARCOPOLO SA (BR)
International Classes:
B60R13/02
Foreign References:
ES2391064T32012-11-21
ES2020526B31991-08-16
US6257652B12001-07-10
CN109131144A2019-01-04
US20060102786A12006-05-18
ES2143812T32000-05-16
Attorney, Agent or Firm:
REMER VILLAÇA & NOGUEIRA ASSESSORIA E CONSULTORIA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL S/S et al. (BR)
Download PDF:
Claims:
Reivindicações

1. Sistema de revestimento da parte interna de veículo de transporte de passageiros caracterizado por compreender ao menos um revestimento interno associado por encaixe à estrutura do veículo, em que o referido encaixe se dá de maneira visivelmente oculta, disposto entre o revestimento interno e a estrutura do veículo.

2. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender ao menos um entre: a. ao menos um revestimento interno de teto (10); e b. ao menos um revestimento interno de parede, que compreende: i. ao menos um revestimento de coluna entre janelas (20); ii. ao menos um revestimento de travessa sobre janela (30); iii. ao menos um revestimento de peitoril (40); iv. ou uma combinação entre os anteriores; em que, o revestimento interno de teto (10) é associado à estrutura do teto do veículo, disposto internamente no compartimento de passageiros; cada revestimento interno de parede é associado à estrutura lateral do veículo, disposto internamente no compartimento de passageiros; cada revestimento de coluna entre janelas (20) é disposto entre duas janelas subsequentes da parede do veículo; cada revestimento de travessa sobre janela (30) é disposto acima de cada janela da parede do veículo, sob a região de transição entre a parede e o teto do veículo; e

- cada revestimento de peitoril (40) é disposto sob cada janela da parede do veículo.

3. Sistema, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo revestimento interno de teto (10) compreender ao menos um perfil de sustentação do revestimento (11) associado por encaixe à estrutura do teto do veículo.

4. Sistema, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo revestimento de coluna entre janelas (20) compreender ao menos uma presilha (21) de associação do revestimento de coluna entre janelas (20) a uma cavidade da coluna entre janelas, em que a referida presilha (21) compreende formato de H deitado.

5. Sistema, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo revestimento de travessa sobre janela (30) compreender ao menos um perfil metálico (31) associado à estrutura da carroceria do veículo e compreender ao menos um perfil polimérico (32) de associação do perfil metálico (31) à parte superior de uma janela do veículo.

6. Sistema, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo revestimento de peitoril (40) compreender ao menos um perfil de acabamento (41) e ao menos um componente de dupla função (42), em que o perfil de acabamento (41) é posicionado acima do revestimento lateral (43) da parede do veículo e ser fixado por ao menos um componente de dupla função (42), o referido componente de dupla função (42) compreendendo geometria de fixação entre perfis de acabamento (41) e compreendendo geometria de fixação do pitão da cortina do veículo.

7. Processo de montagem de revestimento da parte interna de veículo de transporte de passageiros caracterizado por compreender ao menos as etapas de: a. associação de um revestimento interno de teto (10) à estrutura do teto da carroceria do veículo; b. associação de ao menos um revestimento interno de parede à estrutura da parede da carroceria do veículo, compreendendo ao menos uma entre as etapas de: i. associação de ao menos um revestimento de coluna entre janelas (20) a uma coluna entre janelas da carroceria do veículo; ii. associação de ao menos um revestimento de travessa sobre janela (30) acima de uma janela do veículo; iii. associação de ao menos um revestimento de peitoril (40) sob uma janela do veículo; iv. ou uma combinação entre as anteriores; em que o encaixe de cada revestimento interno à estrutura do veículo se dá de maneira visivelmente oculta, cada encaixe sendo disposto entre cada revestimento interno e a estrutura do veículo.

8. Processo, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pela etapa de associação de um revestimento interno de teto (10) compreender as subetapas de: a. associação de ao menos um perfil de sustentação do revestimento (11) ao revestimento interno de teto (10); e b. associação de ao menos um perfil de sustentação do revestimento (11 ) à estrutura do teto da carroceria do veículo.

9. Processo, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pela etapa de associação de ao menos um revestimento interno de parede à estrutura da parede da carroceria do veículo compreender ao menos as subetapas de: a. associação de um revestimento de coluna entre janelas (20) pela associação de uma presilha (21) do revestimento de coluna entre janelas (20) a uma cavidade da coluna entre janelas da carroceria do veículo; b. associação de um revestimento de travessa sobre janela (30) pela associação de um perfil metálico (31) à parte superior de uma janela do veículo por meio de um perfil polimérico (32); e c. associação de um revestimento de peitoril (40) pelas subetapas de: i. associação de ao menos um perfil de acabamento (41) do revestimento de peitoril (40) acima do revestimento lateral (43) da parede do veículo; e ii. fixação de um perfil de acabamento (41) por ao menos um componente de dupla função (42).

10. Veículo de transporte de passageiros caracterizado por compreender, em sua parte interna, onde são transportados os passageiros, um sistema de revestimento interno associado por encaixe à estrutura do veículo, em que o referido encaixe se dá de maneira visivelmente oculta, disposto entre o revestimento interno e a estrutura do veículo, o dito sistema sendo conforme definido nas reivindicações de 1 a 6.

Description:
Relatório Descritivo de Patente de Invenção

SISTEMA E PROCESSO DE MONTAGEM DE REVESTIMENTO DA PARTE INTERNA DE VEÍCULO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E VEÍCULO

Campo da Invenção

[0001] A presente invenção descreve um sistema de revestimento da parte interna de veículo de transporte de passageiros, um processo de montagem de revestimento da parte interna de veículo de transporte de passageiros e um veículo de transporte de passageiros dotado de revestimento interno. Mais especificamente, a presente invenção compreende ao menos um revestimento interno do teto ou da parede, que compõem o acabamento do veículo, sendo produzidos em material leve e durável, associáveis à parte estrutural da carroceria do veículo de maneira rápida e eficiente, se situando nos campos da engenharia mecânica, engenharia de materiais, design de acabamentos e veículos de transporte coletivo.

Antecedentes da Invenção

[0002] As paredes e o teto da parte interna de veículos de transporte de passageiros possuem revestimento de acabamento que visa cobrir a parte estrutural da carroceria do veículo e assim promover uma região mais segura, além de visualmente agradável aos passageiros. Tais revestimentos internos de acabamento são frequentemente montados por seções e perfis que promovem a fixação dessas seções à estrutura do veículo.

[0003] Para os componentes de acabamento, o aspecto visual é de grande importância técnica, além de precisarem combinar a característica estética com geometria que promova resistência estrutural compatível à dinâmica de uso do veículo. Ainda, tais componentes, sendo utilizados para revestir todas as paredes internas do veículo, são responsáveis por uma parcela de tempo significativa na produção do veículo.

[0004] Dessa forma, é vantajosa a busca por maneiras mais rápidas e eficientes de promover a fixação do revestimento interno de acabamento de veículos de transporte de passageiros, de modo que as propriedades mecânicas desses elementos sejam mantidas e ainda tragam bom aspecto visual, sendo essa uma característica técnica de grande relevância para componentes de acabamento.

[0005] Na busca pelo estado da técnica em literaturas científica e patentária, foram encontrados os seguintes documentos que tratam sobre o tema:

[0006] O documento KR19980023964U revela uma estrutura de fixação da janela lateral de um ônibus que não abre devido ao ar-condicionado interno, o que permite reduzir o número de peças e a quantidade de material da moldura da janela, que é de alumínio extrudado. O documento apresenta uma ranhura na parte superior e uma nervura de gancho com uma seção transversal que é dobrada para dentro sobre uma superfície inferior externa de uma estrutura de fixação que possui uma peça de engate, encaixado na nervura de gancho. A extremidade inferior é composta por uma borracha de vedação em cunha associada ao painel de acabamento e ao chassi do ônibus. Os perfis utilizados para a estrutura de KR19980023964U não apresentam seção transversal que se assemelhe ao projeto da presente invenção. Ademais, destinam-se apenas à fixação da janela, não apresentando soluções ao teto do veículo, bem como não apresentam a preocupação do presente projeto de manter os perfis de encaixe visivelmente ocultos ou não-aparentes. [0007] O documento W02021032470A1 revela uma armação para fixação de janelas de veículos de transporte de passageiros, a referida armação sendo disposta sob um perfil de acabamento e visando ser de fácil montagem. A armação é fixada na parede do veículo através de um único movimento de rotação de um componente de fixação, sendo dispostos diversos desses componentes ao redor da janela. Os perfis utilizados para a estrutura de W02021032470A1 não apresentam seção transversal que se assemelhe ao projeto da presente invenção. Ademais, destinam-se apenas à fixação da janela, não apresentando soluções ao teto do veículo, bem como não apresentam a preocupação do presente projeto de manter os perfis de encaixe visivelmente ocultos ou não-aparentes.

[0008] O documento DE4009348C2 apresenta uma solução que propõe ser uma forma mais simples e segura de fixação de janelas em veículos de passageiros. O caixilho é formado por várias peças rotativas tipo trinco, cada uma é encaixada num plano transversal ao da vidraça e deslocável axialmente a um fuso roscado situado na armação da vidraça. Cada peça é acoplada de forma giratória ao fuso rosqueado entre uma posição de liberação da parede e uma posição de fixação na qual ela engata atrás da borda da parede. Os perfis utilizados para a estrutura de DE4009348C2 não apresentam seção transversal que se assemelhe ao projeto da presente invenção. Ademais, destinam-se apenas à fixação da janela, não apresentando soluções ao teto do veículo, bem como não apresentam a preocupação do presente projeto de manter os perfis de encaixe visivelmente ocultos ou não-aparentes.

[0009] O documento KR960002168Y1 apresenta um ônibus com teto pré-fabricado, o qual é associado ao ônibus por uma calha na parte inferior do teto pré-fabricado com parafusos, compreendendo uma pluralidade de armações instaladas no teto do ônibus nas direções horizontal e vertical, e as borrachas fixadas nas bordas dos chassis. Os perfis utilizados para a estrutura do documento KR960002168Y1 não apresentam seção transversal que se assemelhe ao projeto da presente invenção. Ademais, destinam-se à fixação do teto como um todo, não apenas seu revestimento interno, bem como não apresentam a preocupação do presente projeto de manter os perfis de encaixe não aparentes.

[0010] Dessa forma, não foram encontrados documentos antecipando ou sugerindo os ensinamentos da presente invenção, de forma que a solução aqui proposta possui novidade e atividade inventiva frente ao estado da técnica. [0011] Assim, a técnica anterior carece de seções de montagem de acabamento de veículos de transporte de passageiros que promovam a fixação rápida e eficiente do revestimento interno de acabamento, trazendo ganhos de produtividade, e ainda atendendo às solicitações mecânicas de uso do veículo e de aspecto visual agradável aos passageiros.

Sumário da Invenção

[0012] A presente invenção resolve os problemas do estado da técnica a partir de revestimentos internos de uma parede interna e/ou do teto de veículos de transporte de passageiros que apresentam maior eficiência em seu processo de montagem, garantem propriedades mecânicas satisfatórias que suportam a dinâmica de uso do veículo e ainda promovem um acabamento visualmente agradável, ocultando os encaixes e a parte estrutural da carroceria do veículo.

[0013] A fixação oculta ou não-aparente dos componentes do revestimento interno do veículo promovida pela presente invenção traz ainda uma melhoria no aspecto visual do veículo, sendo o aspecto visual uma característica técnica de grande importância para componentes de acabamento veiculares, além de seus ganhos de produtividade em seu processo de montagem e de propriedades mecânicas em seu uso.

[0014] Em um primeiro objeto, a presente invenção apresenta um sistema de revestimento da parte interna de veículo de transporte de passageiros que compreende ao menos um revestimento interno associado por encaixe à estrutura do veículo, em que o referido encaixe se dá de maneira visivelmente oculta, disposto entre o revestimento interno e a estrutura do veículo.

[0015] Em um segundo objeto, a presente invenção apresenta um processo de montagem de revestimento da parte interna de veículo de transporte de passageiros que compreende ao menos as etapas de: a. associação de um revestimento interno de teto à estrutura do teto da carroceria do veículo; b. associação de ao menos um revestimento interno de parede à estrutura da parede da carroceria do veículo, compreendendo ao menos uma entre as etapas de: i. associação de ao menos um revestimento de coluna entre janelas (20) a uma coluna entre janelas da carroceria do veículo; ii. associação de ao menos um revestimento de travessa sobre janela (30) acima de uma janela do veículo; iii. associação de ao menos um revestimento de peitoril (40) sob uma janela do veículo; ou uma combinação entre as anteriores, em que o encaixe de cada revestimento interno à estrutura do veículo se dá de maneira visivelmente oculta, cada encaixe sendo disposto entre cada revestimento interno e a estrutura do veículo.

[0016] Em um terceiro objeto, a presente invenção apresenta um veículo de transporte de passageiros que compreende, em sua parte interna, onde são transportados os passageiros, um sistema de revestimento interno associado por encaixe à estrutura do veículo, em que o referido encaixe se dá de maneira visivelmente oculta, disposto entre o revestimento interno e a estrutura do veículo, o dito sistema sendo conforme definido acima.

[0017] Estes e outros objetos da invenção serão imediatamente valorizados pelos versados na arte e serão descritos detalhadamente a seguir.

Breve Descrição das Figuras

[0018] São apresentadas as seguintes figuras:

[0019] A figura 1 mostra uma concretização do revestimento interno de teto (10) da presente invenção.

[0020] A figura 2 mostra uma concretização de um perfil de sustentação do revestimento (11) associado ao revestimento interno de teto (10) da presente invenção.

[0021] A figura 3 mostra uma concretização do revestimento interno de teto (10) da presente invenção associado à estrutura da carroceria do veículo por perfis de sustentação do revestimento (11) e por perfis de fixação de extremidade (12).

[0022] A figura 4 mostra uma concretização de um revestimento de coluna entre janelas (20) da presente invenção associado a uma coluna entre janelas da carroceria do veículo.

[0023] A figura 5 mostra uma concretização da região interna do revestimento de coluna entre janelas (20) da presente invenção.

[0024] A figura 6 mostra uma vista frontal da concretização ilustrada pela figura 4.

[0025] A figura 7 mostra uma vista posterior da concretização ilustrada pela figura 4.

[0026] A figura 8 mostra uma concretização de uma seção transversal do revestimento de coluna entre janelas (20) da presente invenção associado à carroceria do veículo pela presilha (21).

[0027] A figura 9 mostra uma concretização da presilha (21) do revestimento de coluna entre janelas (20) da presente invenção.

[0028] A figura 10 mostra uma concretização do revestimento de travessa sobre janela (30) e do revestimento de coluna entre janelas (20) da presente invenção associados.

[0029] A figura 11 mostra uma concretização do perfil metálico (31) do revestimento de travessa sobre janela (30) da presente invenção.

[0030] A figura 12 mostra uma concretização do perfil polimérico (32) do revestimento de travessa sobre janela (30) da presente invenção.

[0031] A figura 13 mostra uma concretização de uma seção transversal do revestimento de travessa sobre janela (30) da presente invenção, onde o perfil metálico (31) e o perfil polimérico (32) estão associados.

[0032] A figura 14 mostra uma concretização do revestimento de peitoril (40) da presente invenção, onde os componentes de dupla função (42) aparecem em destaque.

[0033] A figura 15 mostra uma concretização de uma seção transversal do revestimento de peitoril (40) da presente invenção, em que o perfil de acabamento (41) é posicionado acima do revestimento lateral (43) da parede do veículo, o perfil de acabamento (41) associado a um perfil de apoio (44). [0034] A figura 16 mostra uma concretização de uma vista em perspectiva de uma seção transversal do revestimento de peitoril (40) da presente invenção, em que o perfil de acabamento (41) é posicionado acima do revestimento lateral (43) da parede do veículo, o perfil de acabamento (41) associado a um perfil de apoio (44).

[0035] A figura 17 mostra uma concretização do componente de dupla função (42) do revestimento de peitoril (40) associando dois perfis de acabamento (41) da presente invenção.

Descrição Detalhada da Invenção

[0036] A presente invenção resolve os problemas do estado da técnica relacionados à montagem e fixação do revestimento e acabamento das paredes internas de veículos de transporte de passageiros. A presente invenção promove a fixação visivelmente oculta ou não-aparente dos componentes do revestimento interno do veículo, o que traz melhoria no aspecto visual deste, sendo o aspecto visual uma característica técnica de grande importância para componentes de acabamento veiculares, além de seus ganhos de produtividade em seu processo de montagem e de propriedades mecânicas em seu uso.

[0037] Para fins da presente invenção, o termo paredes internas de veículo refere-se, de maneira não limitante, ao teto do veículo e às paredes laterais de veículos, onde estão dispostas janelas.

[0038] Em um primeiro objeto, a presente invenção apresenta um sistema de revestimento da parte interna de veículo de transporte de passageiros que compreende ao menos um revestimento interno associado por encaixe à estrutura do veículo, em que o referido encaixe se dá de maneira visivelmente oculta, disposto entre o revestimento interno e a estrutura do veículo.

[0039] O sistema de revestimento da parte interna de veículo de transporte de passageiros compreende ao menos um entre: ao menos um revestimento interno de teto (10); e ao menos um revestimento interno de parede. Em uma concretização, o revestimento interno de teto (10) é associado à estrutura do teto do veículo, disposto internamente no compartimento de passageiros.

[0040] Em uma concretização, cada revestimento interno de parede é associado à estrutura lateral do veículo, disposto internamente no compartimento de passageiros.

[0041] O revestimento interno de parede compreende: ao menos um revestimento de coluna entre janelas (20); ao menos um revestimento de travessa sobre janela (30); ao menos um revestimento de peitoril (40); ou uma combinação entre os anteriores.

[0042] Em uma concretização, cada revestimento de coluna entre janelas (20) é disposto entre duas janelas subsequentes da parede do veículo.

[0043] Em uma concretização, cada revestimento de travessa sobre janela (30) é disposto acima de cada janela da parede do veículo, sob a região de transição entre a parede e o teto do veículo.

[0044] Em uma concretização, cada revestimento de peitoril (40) é disposto sob cada janela da parede do veículo.

[0045] Em uma concretização, o revestimento interno de teto (10) compreende ao menos um perfil de sustentação do revestimento (11) associado por encaixe à estrutura do teto do veículo. Em uma concretização, cada perfil de sustentação do revestimento (11) é fabricado em material compósito.

[0046] O perfil de sustentação do revestimento (11) compreende uma porção inferior em formato de “U” invertido, de modo que a cavidade formada pelo formato de “U” invertido é preenchida por uma protuberância na porção superior do revestimento interno de teto (10), promovendo seu encaixe por interferência. Dessa forma, o perfil de sustentação do revestimento (11) fica não-aparente, oculto acima do revestimento interno de teto (10), trazendo ganhos estéticos ao acabamento e revestimento do teto do veículo.

[0047] O perfil de sustentação do revestimento (11) compreende uma porção superior em formato de “C” de modo que a cavidade formada pelo formato de “C” é preenchida por uma região da estrutura do teto da carroceria do veículo, promovendo encaixe do revestimento interno de teto (10) à carroceria do veículo.

[0048] Em uma concretização, o revestimento interno de teto (10) da presente invenção compreende ainda ao menos um perfil de fixação de extremidade (12) do revestimento interno de teto (10), em que cada perfil de fixação de extremidade (12) é associado à estrutura do teto do veículo por parafuso e/ou pino e/ou rebite e associado à borda do revestimento interno de teto (10) por uma cavidade em formato de “C” do perfil (12). Dessa forma, os perfis de extremidade (12) são destinados a promover a fixação das laterais do revestimento interno de teto (10) enquanto os perfis de sustentação do revestimento (11) são destinados a promover a sustentação da região central do revestimento interno de teto (10).

[0049] Em uma concretização, o revestimento de coluna entre janelas (20) do revestimento interno de parede da presente invenção é disposto junto a cada coluna entre janelas da parede lateral, traseira ou posterior do veículo. A coluna entre janelas sendo um elemento estrutural predominantemente vertical que separa as janelas do veículo.

[0050] Em uma concretização, o revestimento de coluna entre janelas (20) compreende ao menos uma presilha (21) de associação do revestimento de coluna entre janelas (20) a uma cavidade da coluna entre janelas. A coluna entre janelas compreende um furo para cada presilha (21) do revestimento de coluna entre janelas (20) da presente invenção.

[0051] Em uma concretização, a presilha (21) compreende formato de H deitado, ou seja, possui um corpo delgado predominantemente vertical e uma protuberância horizontal superior e uma protuberância horizontal inferior, onde o corpo vertical da presilha (21) é mais estreito que o furo da coluna entre janelas, enquanto a largura de suas protuberâncias horizontais é maior que a largura do furo da coluna entre janelas. Dessa forma, as protuberâncias da presilha (21) possuem elasticidade de tal modo que podem ser fletidas em direção ao corpo delgado vertical para reduzir sua largura e passar através do furo da coluna e, após sua passagem, retornam à sua largura original ou ao menos a uma largura maior que a largura do furo da coluna, prevenindo assim a desmontagem do revestimento de coluna entre janelas (20).

[0052] Em uma concretização, o revestimento de travessa sobre janela (30) do revestimento interno de parede da presente invenção é posicionado acima de ao menos uma janela ou vidraça do veículo. Em uma concretização, o revestimento de travessa sobre janela (30) é associável ao revestimento de coluna entre janelas (20).

[0053] O revestimento de travessa sobre janela (30) compreende ao menos um perfil metálico (31) associado à estrutura da carroceria do veículo. Em uma concretização, o perfil metálico (31) é parafusado à estrutura da carroceria do veículo. Em uma concretização, o perfil metálico (31) compreende uma protuberância em sua porção inferior no formato de “V” invertido.

[0054] O revestimento de travessa sobre janela (30) compreende ao menos um perfil polimérico (32) que é associado à parte superior de uma janela do veículo. O perfil polimérico compreende seção transversal em formato de “U”, cuja largura da cavidade interna do “U” é definida de tal modo a promover encaixe por interferência com as protuberâncias em formato de “V” invertido do perfil metálico (31), promovendo um encaixe por clique.

[0055] Em uma concretização, o perfil polimérico (32) compreende ainda uma saliência voltada para o lado interno do veículo, cuja altura da saliência é maior ou igual à altura da protuberância em formato de “V” invertido associada à região em formato de “U” do perfil polimérico (32). Deste modo, a saliência do perfil polimérico oculta visivelmente a associação entre o perfil metálico (31) e o perfil polimérico (32), tornando-a não aparente, trazendo ganhos de vedação e ganhos estéticos/visuais ao acabamento do veículo.

[0056] Em uma concretização, o revestimento de peitoril (4) do revestimento interno de parede da presente invenção é disposto junto ao peitoril da parede lateral, sendo o peitoril a região abaixo das janelas do veículo.

[0057] Em uma concretização, o revestimento de peitoril (40) da presente invenção compreende ao menos um perfil de acabamento (41), em que o perfil de acabamento (41) é posicionado acima do revestimento lateral (43) da parede do veículo, sendo a porção superior do revestimento lateral (43) encaixada em uma cavidade inferior do perfil de acabamento (41).

[0058] Em uma concretização, o revestimento de peitoril (40) compreende um perfil de apoio (44) em formato de U, posicionado junto ao perfil de acabamento (41), de modo que o perfil de acabamento (41) compreende ainda um prolongamento horizontal originado de sua porção superior em direção ao exterior do veículo, sendo o perfil de acabamento (41) associado ao perfil de apoio (44) através do dito prolongamento horizontal. [0059] O revestimento de peitoril (40) da presente invenção compreende ainda ao menos um componente de dupla função (42). O componente de dupla função (42) compreende ao menos uma primeira função de associar longitudinalmente dois perfis de acabamento (41) subsequente, de modo que sua geometria promove associação por encaixe às extremidades dos perfis de acabamento (41).

[0060] Em uma concretização, o componente de dupla função (42) compreende ao menos uma segunda função de fixação do pitão da cortina do veículo, de modo que sua geometria é dotada de ao menos um furo de associação ao pitão.

[0061] Dessa forma, o revestimento interno de teto (10) o revestimento de coluna entre janelas (20), o revestimento de travessa sobre janela (30) e o revestimento de peitoril (40) da presente invenção apresentam grande sinergia entre si, promovendo elevado benefício visual de acabamento ao possibilitar a montagem do acabamento do salão de passageiros de um veículo de modo que o encaixe do acabamento fique não-aparente, isto é, visivelmente oculto aos usuários, trazendo ainda ganhos em segurança ao usuário, por evitar exposição a elementos estruturais, bem como sua geometria promover confiabilidade compatível com as solicitações de uso do veículo.

[0062] Ademais, cumpre notar que o revestimento interno de teto (10) o revestimento de coluna entre janelas (20), o revestimento de travessa sobre janela (30) e o revestimento de peitoril (40) da presente invenção podem ser utilizados separadamente em veículos distintos, não sendo necessário o uso dos quatro revestimentos em um mesmo veículo para alcançar os benefícios trazidos pela presente invenção.

[0063] Em um segundo objeto, a presente invenção apresenta um processo de montagem de revestimento da parte interna de veículo de transporte de passageiros que compreende ao menos as etapas de: associação de um revestimento interno de teto à estrutura do teto da carroceria do veículo; e associação de ao menos um revestimento interno de parede à estrutura da parede da carroceria do veículo.

[0064] A etapa de associação de ao menos um revestimento interno de parede à estrutura da parede da carroceria do veículo compreende ao menos uma entre as etapas de: associação de ao menos um revestimento de coluna entre janelas (20) a uma coluna entre janelas da carroceria do veículo; e/ou associação de ao menos um revestimento de travessa sobre janela (30) acima de uma janela do veículo; e/ou associação de ao menos um revestimento de peitoril (40) sob uma janela do veículo.

[0065] O processo da presente invenção possibilita que as etapas de encaixe de cada revestimento interno à estrutura do veículo sejam alcançadas de maneira visivelmente oculta, isto é, não-aparente, sendo que cada encaixe é disposto entre cada revestimento interno e a estrutura do veículo.

[0066] Em uma concretização, a etapa de associação de um revestimento interno de teto (10) compreende a subetapa de associação de ao menos um perfil de sustentação do revestimento (11) ao revestimento interno de teto (10). Em uma concretização, o perfil de sustentação do revestimento (11) é associado por interferência/encaixe a uma protuberância da porção superior do revestimento interno de teto (10), de modo que sua associação fica oculta/não aparente.

[0067] Em uma concretização, a etapa de associação de um revestimento interno de teto (10) compreende a subetapa de associação de ao menos um perfil de sustentação do revestimento (11) à estrutura do teto da carroceria do veículo através de encaixe/interferência de uma cavidade do perfil de sustentação do revestimento (11) a uma região da estrutura do teto da carroceria do veículo.

[0068] Em uma concretização, a etapa de associação de um revestimento interno de teto (10) compreende a subetapa de associação de ao menos um perfil de fixação de extremidade (12) à estrutura do teto do veículo por parafuso e/ou pino e/ou rebite e associação do dito perfil de fixação de extremidade (12) à borda/extremidade lateral do revestimento interno de teto (10) por uma cavidade em formato de “C” do perfil (12). Dessa forma, a fixação das laterais do revestimento interno de teto (10) é promovida pelos perfis de extremidade (12), enquanto os perfis de sustentação do revestimento (11) promovem a sustentação da região central do revestimento interno de teto (10). [0069] Em uma concretização, a etapa de associação de ao menos um revestimento interno de parede compreende ao menos uma entre as etapas de: associação de ao menos um revestimento de coluna entre janelas (20) a uma coluna entre janelas da carroceria do veículo; associação de ao menos um revestimento de travessa sobre janela (30) acima de uma janela do veículo; e/ou associação de ao menos um revestimento de peitoril (40) sob uma janela do veículo.

[0070] Em uma concretização, a etapa de associação de um revestimento de coluna entre janelas (20) compreende ao menos uma subetapa de associação de uma presilha (21) do revestimento de coluna entre janelas (20) a uma cavidade da coluna entre janelas da carroceria do veículo. [0071] Em uma concretização, a etapa de associação de um revestimento de travessa sobre janela (30) compreende ao menos uma subetapa de associação de um perfil metálico (31) à parte superior de uma janela do veículo por meio de um perfil polimérico (32), em que a associação entre o perfil metálico (31) e o perfil polimérico (32) é uma fixação por clique. [0072] Em uma concretização, a etapa de associação de um revestimento de peitoril (40) compreender ao menos uma subetapa de associação de ao menos um perfil de acabamento (41) do revestimento de peitoril (40) acima do revestimento lateral (43) da parede do veículo. Em uma concretização, o perfil de acabamento (41) compreende um prolongamento horizontal no sentido da região externa do veículo que é associado a um perfil de apoio (44) do revestimento de peitoril (40). O perfil de apoio (44) fica oculto/não aparente pelo perfil de acabamento (41).

[0073] Em uma concretização, a etapa de associação de um revestimento de peitoril (40) compreende ao menos uma subetapa de fixação de um perfil de acabamento (41) por ao menos um componente de dupla função (42). O componente de dupla função (42) é associado à extremidade longitudinal do perfil de acabamento (41) e promove assim a associação de dois perfis de acabamento (41) subsequentes.

[0074] Em uma concretização, a etapa de associação de um revestimento de peitoril (40) compreende ao menos uma subetapa de fixação de um pitão da cortina do veículo a uma cavidade do componente de dupla função (42).

[0075] Em um terceiro objeto, a presente invenção apresenta um veículo de transporte de passageiros que compreende, em sua parte interna, onde são transportados os passageiros, um sistema de revestimento interno associado por encaixe à estrutura do veículo, em que o referido encaixe se dá de maneira visivelmente oculta, isto é, não-aparente a um usuário que viaja no veículo, disposto entre o revestimento interno e a estrutura do veículo, promovendo assim ganhos visuais à presente invenção, bem como promovendo maior segurança ao usuário do veículo por protegê-lo de componentes estruturais e saliências de encaixe do veículo.

[0076] Em uma concretização, o dito sistema de revestimento do veículo da presente invenção é conforme definido acima.

[0077] Em uma concretização, o revestimento da parte interna do veículo de transporte de passageiros da presente invenção é montado por um processo conforme definido acima.

[0078] Em uma concretização, o veículo da presente invenção é um veículo de transporte coletivo. Em uma concretização, o veículo da presente invenção é ao menos um entre: microônibus; ônibus de um andar; ônibus de dois andares.

Exemplo - Revestimento Interno de Ônibus com Seções de Acabamento [0079] Os exemplos aqui mostrados têm o intuito somente de exemplificar uma das inúmeras maneiras de se realizar a invenção, contudo sem limitar, o escopo da mesma.

[0080] Para fins de exemplificação, as paredes da parte interna de um ônibus, ou seja, o compartimento onde são transportados os passageiros, é revestida pelo sistema de revestimento da presente invenção, seguindo as etapas de montagem do processo da presente invenção. São revestidas quatro regiões das paredes internas do ônibus: o teto; a região acima das janelas; a região entre as janelas; e a região abaixo das janelas.

[0081] O teto do ônibus é revestido por um revestimento interno de teto (10) conforme ilustrado pela figura 1. Ainda, conforme pode ser visto em maior destaque na figura 2, a porção superior do revestimento interno de teto (10) é dotada de protuberâncias onde são encaixados perfis de sustentação do revestimento (11) fabricados em material polimérico.

[0082] Conforme ilustrado pela figura 3, o revestimento interno de teto (10) da presente invenção compreende ainda ao menos um perfil de fixação de extremidade (12) do revestimento interno de teto (10), também fabricado em material polimérico. Cada perfil de fixação de extremidade (12) é associado à estrutura do teto do veículo por parafuso e é associado à extremidade lateral do revestimento interno de teto (10) por uma cavidade em formato de “C” do perfil (12). Dessa forma, os perfis de extremidade (12) são destinados a promover a fixação das laterais do revestimento interno de teto (10) enquanto os perfis de sustentação do revestimento (11) são destinados a promover a sustentação da região central do revestimento interno de teto (10), sendo assim possibilitado um encaixe não aparente, onde os perfis (11, 12) ficam ocultos pelo revestimento interno de teto (10), trazendo ganhos visuais/estéticos ao acabamento do teto do ônibus.

[0083] A região entre as janelas é dotada de um revestimento de coluna entre janelas (20), conforme ilustrado pelas figuras 4 a 10. Ao realizar um corte horizontal, conforme ilustrado na figura 8, a seção transversal do revestimento de coluna entre janelas (20) possui uma geometria predominantemente em “C”, cuja cavidade do “C” é preenchida pela coluna entre janelas e as paredes revestem tal coluna. As colunas entre janelas compreendem orifícios ao longo de sua altura, sendo tais orifícios compatíveis com o posicionamento das presilhas (21) do revestimento de coluna entre janelas (20). As presilhas (21) possuem geometria em “H” deitado e, após a fixação, ficam alojadas dentro da coluna entre janelas, promovendo assim um encaixe não aparente que traz melhor aspecto visual ao acabamento do ônibus.

[0084] Conforme ilustrado pelas figuras 10 a 13, a região acima das janelas do ônibus é revestida por um revestimento de travessa sobre janela (30), que compreende um perfil metálico (31) de seção tubular quadrada e dotado de protuberâncias em “V” invertido em sua porção inferior, sendo o perfil metálico (31) fixado à estrutura da carroceria do ônibus por parafusos. O revestimento de travessa sobre janela (30) compreende ainda um perfil polimérico (32) posicionado acima da janela e abaixo do perfil metálico (31), sendo o perfil polimérico (32) dotado de protuberâncias em “U” compatíveis com as protuberâncias em “V” invertido do perfil metálico, de modo que a associação entre o perfil polimérico (32) e o perfil metálico (31) é uma fixação por clique, onde as protuberâncias sofrem uma leve deformação elástica e promovem encaixe entre si. O perfil polimérico (32) compreende ainda uma saliência que torna não aparente a associação entre os perfis metálico (31) e polimérico (31), ocultando-a e trazendo assim melhor aspecto visual ao revestimento de travessa sobre janela (30).

[0085] Conforme ilustrado pelas figuras 14 a 17, a região abaixo das janelas do ônibus é preenchida pelo revestimento de peitoril (40) da presente invenção. O revestimento lateral (43) da parede do ônibus é encaixado em uma cavidade inferior do perfil de acabamento (41) do revestimento de peitoril (40). O perfil de acabamento (41) é dotado de um prolongamento horizontal em sua porção superior, o qual é associado a um perfil de apoio (44) do revestimento de peitoril (40), de modo que o perfil de apoio (44) fica não aparente/oculto pelo perfil de acabamento. A associação longitudinal de perfis de acabamento (41) subsequentes é feita pelo componente de dupla função (42) que é associado às extremidades do perfil de acabamento. Cada componente de dupla função (42) é produzido por injeção polimérica e promove I - a fixação entre perfis de acabamento (41) do revestimento de peitoril (40) e II - a fixação do pitão da cortina do ônibus, que é parafusado a um furo do componente de dupla função (42).

[0086] Todos os elementos do sistema da presente invenção apresentaram desempenho satisfatório em testes, sendo suas propriedades mecânicas compatíveis com as solicitações da dinâmica do veículo. Ademais, a presente invenção promove a fixação não aparente dos componentes do revestimento interno do veículo, o que traz melhoria no aspecto visual deste, sendo o aspecto visual uma característica técnica de grande importância para componentes de acabamento veiculares.

[0087] Os versados na arte valorizarão os conhecimentos aqui apresentados e poderão reproduzir a invenção nas modalidades apresentadas e em outras variantes e alternativas, abrangidas pelo escopo das reivindicações a seguir.