Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
WIRE-CUTTING DEVICE FOR PROTECTING ELECTRICAL AND DISTRIBUTION NETWORKS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/220792
Kind Code:
A1
Abstract:
The present application describes a toothed wheel coupled to a fastener adapted for wires of electrical transmission and distribution networks, the wheel having blades that are arranged in the inner part of the grooves and are intended to sever kite lines, thereby preventing them from damaging the distribution networks.

Inventors:
RICARDO RODRIGO (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050379
Publication Date:
November 23, 2023
Filing Date:
September 28, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
RICARDO RODRIGO (BR)
International Classes:
H02G1/02; B26B17/02
Foreign References:
US1715636A1929-06-04
US4326316A1982-04-27
US7834487B22010-11-16
CN204190264U2015-03-04
JP2009100529A2009-05-07
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1) DISPOSITIVO CORTA LINHAS PARA PROTEÇÃO DE REDES ELÉTRICAS E DE DISTRIBUIÇÃO caracterizado por ser constituído de um disco dentado ao redor de uma peça em formato de concha que possui uma camada inferior (3) e uma camada superior (3.1), que unidas formam uma abertura em suas extremidades, com lâminas de formato serrilhado ou dentado cortantes (1), no seu interior, há uma mola de torção (2), com cabeçote (4) próprio apropriado para encaixe em varas de manobra.

2) DISPOSITIVO CORTA LINHAS PARA PROTEÇÃO DE REDES ELÉTRICAS E DE DISTRIBUIÇÃO, segundo a reivindicação 1, caracterizado por ser instalado através de uma vara de manobra que encaixa na abertura deixada abaixo da camada inferior (3) de forma que é feita a torção da mola (2) e o fechamento da concha, fixando o dispositivo na linha de transmissão e/ou distribuição.

Description:
DISPOSITIVO CORTA LINHAS PARA PROTEÇÃO DE REDES ELÉTRICAS E DE DISTRIBUIÇÃO

CAMPO DE ATUAÇÃO

[001] Esse modelo de utilidade está voltado para a área de instalações elétricas, mais especificamente para o setor de dispositivos de proteção para redes de transmissão e distribuição urbana.

ESTADO DA TÉCNICA

[002] Ao sair das usinas e seus geradores, a eletricidade é transportada através de cabos aéreos, ou seja, cabos visíveis por não estarem enterrados, sendo revestidos por camadas isolantes e fixados em grandes (e altas) torres de metal. Chamamos a todo esse conjunto de cabos e torres, portanto, de rede de transmissão e distribuição de energia elétrica. As Transmissoras de energia costumam administrar as Linhas de Transmissão com as maiores voltagens; contudo, há também redes de menor voltagem dentro das próprias distribuidoras de energia elétrica, isso para permitir que as distribuidoras possam levar a energia de voltagens menores e mais seguras aos clientes de sua área de concessão.

[003] As linhas de transmissão são basicamente constituídas por fios condutores metálicos suspensos em torres, também metálicas, por meio de isoladores cerâmicos ou de outros materiais altamente isolantes. Como os sistemas de potência são trifásicos, geralmente existem três conjuntos de cabos de cada lado das torres, acompanhados por um cabo mais alto, no topo, que é o cabo para-raios, ou também chamado de cabo guarda.

[004] As linhas de transmissão se estendem por longas distâncias, conectando também, além de usinas geradoras aos grandes consumidores, aqueles que adquirem energia em alta tensão, como fábricas e mineradoras, ou às empresas distribuidoras de energia, as quais vão se encarregar de transportar a energia aos consumidores de menor porte.

[005] Diante da importância da eletricidade e sua transmissão para a indústria e os centros urbanos modernos, as concessionarias de energia se deparam com um problema bastante comum; os danos causados por agentes externos a essa essencial infraestrutura.

[006] No brasil e na maior parte dos países onde as linhas de transmissão e distribuição são majoritariamente aéreas, ou seja, por via de cabeamento suspenso em postes, há prejuízos significativos relacionados ao rompimento da rede elétrica pelo enroscamento de fios de pipa, brincadeira muito comum entre crianças, jovens e adultos por todo o mundo.

[007] Quando enrolada nos fios de alta tensão, a linha da pipa pode romper cabos e se transformar em condutora de energia, provocando choque elétrico aos que tentam retirar. O contato de um cabo com outro pode ainda causar curto-circuito, provocando ainda uma descarga elétrica e levar a pessoa à morte. As pipas também, ao se enroscarem nos fios elétricos, podem provocar curto-circuito, ocasionando, inclusive o rompimento de cabos. Um bairro inteiro pode ficar sem luz pelos danos causados por uma única pipa.

[008] A maioria das buscas realizadas no estado da técnica com o objetivo de encontrar um produto para proteção de danos a rede elétrica resultou em invenções utilizadas para proteção humana, como capacetes e protetores de pescoço e antenas para acoplagem em motocicletas.

[009] Foram encontrados os pedidos: W0202011287831 que descreve um dispositivo de captação de matéria estranha em redes de transmissão e distribuição, assim como W0201610908556 que também descreve uma forma alternativa de limpeza de pipas penduradas em linhas de distribuição.

[0010] Além deles, os pedidos CN203193184 e CN203352054 descrevem longas hastes dotadas de lâminas para remoção de objetos estranhos em linhas de alta tensão.

[0011] O documento mais próximo encontrado na literatura, CN203589591 descreve um dispositivo com acoplador tubular para fios em linhas de transmissão e distribuição, que é dotado de duas lâminas côncavas que podem cortar linhas de pipas que deslizem sobre os fios. Apesar de possuir o mesmo objetivo, a referida anterioridade possui uma estrutura diametralmente distinta da que se pretende reivindicar nesse pedido.

[0012] O presente pedido busca solucionar o problema causado pelos danos de agentes externos, principalmente linhas de pipa, as redes elétricas de forma preventiva, ou seja,

DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO

[0013] A presente invenção descreve um disco dentado acoplado a um fixador adaptado para fios de redes de transmissão e/ou distribuição elétrica, ao qual possui lâminas na parte interna dos sulcos que tem a finalidade de partir linhas de pipas, evitando que causem danos as redes de transmissão e/ou distribuição.

[0014] A peça é desenhada em formato tipo concha que possui uma camada inferior (3) e uma camada superior (3.1), com lâminas de formato serrilhado ou dentado cortantes (1). No seu interior, há uma mola de torção (2), com cabeçote (4) próprio apropriado para encaixe na vara de manobra, de forma que o produto pode ser instalado de forma prática, com cabeçote próprio da peça com encaixe em vara de manobra existente no mercado.

[0015] A concha, formada pela camada inferior (3) e superior (3.1) quando unidas formam uma abertura em suas extremidades. Essa abertura é responsável por permitir a passagem dos fios da linha de transmissão e/ou distribuição, de forma que o equipamento é acoplado e sustentado junto ao próprio fio depois enquanto está fechado.

[0016] O dispositivo é instalado através de uma vara de manobra que encaixa na abertura deixada abaixo da camada inferior (3) de forma que é feita a torção da mola (2) e o fechamento da concha. Assim o dispositivo é fixado na linha de transmissão e/ou distribuição e age para protegê-la de agentes externos.

[0017] Depois de instalado, preferencialmente nas extremidades, próximo aos postes de uma linha de distribuição, o dispositivo é responsável por cortar, com suas lâminas estrategicamente posicionadas, quaisquer linhas, mesmo que tenham cerol. As linhas comumente deslizam pelo fio e acabam se agarrando em nós ou pontas dos postes, ao realizar esse movimento as referidas linhas serão partidas pelas lâminas (1) do dispositivo.

[0018] O pedido pode ser melhor compreendido através das figuras.

DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[0019] Figura 01: Vista superior

[0020] Figura 02: Vista Frontal

[0021] Figura 03: Vista Lateral

[0022] Figura 04: Vista Inferior

[0023] Figura 05: Vista Inferior com o dispositivo aberto

[0024] Figura 06: Vista Lateral com o dispositivo aberto

[0025] Figura 07: Vista isométrica

[0026] Figura 08: Vista isométrica com dispositivo aberto pela parte inferior.

[0027] Figura 09: Vista isométrica com dispositivo aberto pela parte interna