Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SELF-DECONTAMINATING PRESSURE-ACTIVATED SWITCH
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2021/258178
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a pressure-activated switch comprising toggle switches and push-button switches of electric circuits that is able to eliminate harmful microorganisms (bacteria, viruses, funguses and fungus spores) on the surface of said devices using UV radiation.

Inventors:
MENDES RAFAEL VIANA (BR)
Application Number:
PCT/BR2021/050280
Publication Date:
December 30, 2021
Filing Date:
June 25, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MENDES RAFAEL VIANA (BR)
International Classes:
H01H13/83; A61L2/10; H01H13/00; H01H13/02; H01H13/14
Foreign References:
US8895940B22014-11-25
CN111298156A2020-06-19
KR20200025669A2020-03-10
CN111261440A2020-06-09
US8226255B22012-07-24
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Chave de acionamento por pressão auto descontaminante, com aplicação na área de dispositivos para acionamento elétrico e/ou eletrónico, caracterizada por um elemento que, quando pressionado, permite ou interrompe a passagem de corrente elétrica e/ou pulso elétrico.

2. Chave de acionamento, caracterizada por possuir pelo menos um ou mais emissores de radiação UV com comprimento de onda entre 10Onm e 380nm capaz de descontaminar a parte externa da área de contato com o operador dado dispositivo.

3. Chave de acionamento, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por ter a radiação UV direcionada via fibra ótica para área a ser descontaminada.

4. Chave de acionamento, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por ter pelo menos um emissor de radiação UV localizado no exterior do botão, podendo estar localizado dentro de um ou mais alojamentos.

5. Chave de acionamento, de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizada por apresentar uma proteção para que radiação fique concentrada na superfície do botão.

6. Chave de acionamento, de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizada por apresentar, sobre o botão, uma película que será esterilizada pela radiação e, ao mesmo tempo, impedirá a degradação da ponta do botão.

7. Chave de acionamento, de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizada por um dispositivo que pode ser equipado com pelo menos um refletor no corpo de cobertura da chave afim de refletir a radiação UV para a superfície a ser descontaminada.

8. Chave de acionamento, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por poder ter um ou mais botões de pressão em seu interior (5).

9. Chave de acionamento, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por englobar interruptores elétricos e/ou eletrónicos, botoeiras elétricas e/ou eletrónicas, botões de pressão elétricos e/ou eletrónicos e outros componentes elétricos e/ou eletrónicos com a mesma funcionalidade.

10. Chave de acionamento, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por poder ter um circuito elétrico a fim de fornecer a corrente elétrica necessária para seu funcionamento de pelo menos um emissor de radiação UV.

11. Chave de acionamento, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por poder ter led de iluminação.

12. Chave de acionamento, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por poder ter ou pelo menos um led indicando que o botão está descontaminado ou não.

13. Chave de acionamento, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por poder ter dispositivo de aviso sonoro acoplado.

14. Chave de acionamento, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por ter um circuito elétrico podendo ser programado o melhor momento em que emissor de radiação será ligado ou desligado.

Description:
CHAVE DE ACIONAMENTO POR PRESSÃO AUTO DESCONTAMINANTE

1. A presente invenção trata de uma chave de acionamento com aplicação na área de dispositivos para acionamento elétrico e/ou eletrónicos com, pelo menos, um emissor de radiação UV que são projetadas para banhar ou expor as superfícies de contato do interruptor à luz ultravioleta. A invenção combina a eficácia germidda ou desinfetante da radiação eletromagnética UV e a proteção da referida radiação em uma região local para a superfície de contato do interruptor, de modo a higienizar a superfície de contato do interruptor ou interruptores de interesse sem exposição prejudicial ou significativa de humanos ou animais à radiação UV.

2. As chaves de acionamento manual, que conjugam em um elemento que, quando acionado manualmente, permite ou interrompe a passagem de energia elétrica ou pulso de um pulso elétrico em um determinado circuito elétrico.

3. As chaves de acionamento manual englobam os interruptores, botões elétricos, botoeiras e dispositivos com as mesmas funções.

4. Nas chaves de acionamento manuais atuais não existem tecnologias de esterilização para higienização do dado ou da mão do operador.

5. Atualmente, as chaves de acionamento têm soas superfícies de contato com o operador construídas com materiais com alta possibilidade de proliferação de vírus e bactérias, permitindo o risco de contaminação humana.

6. É sabido que, em ambientes com grande fluxo de pessoas, o acionamento de circuitos elétricos por meio de acionadores mecânicos apresenta alto o risco de contaminação e, consequentemente, de propagação de um vírus e bactérias, dentre os usuários destes dispositivos.

7. O alto risco de contaminação, por agentes e transmissores de doenças invisíveis a olho nu, ao acionar interruptores, botoeiras, botões elétricos e dispositivos com as mesmas funções se deve à feita de mecanismos de higienização da superfície de acionamento que entra em contato com parte do corpo do operador. 8. Com o intuito de mitigar ou solucionar tal risco de contaminação em massa, desenvolveu-se a presente invenção. Através da qual a superfície de contato do acionador é descontaminada de forma autónoma.

9. A luz ultravioleta demonstrou ser eficaz na eliminação ou inativação da maioria das substâncias microbianas nocivas, A luz ultravioleta é normalmente dividida em três subcategorias de acordo com o seu comprimento de onda da luz ou da radiação eletromagnética que compreende o espectro da referida luz.

10. Essas categorias são normalmente conhecidas como UV A, UV B ou UV C. UV A é geralmente composta por comprimentos de onda de radiação eletromagnética principalmente na faixa de 32Q nm a 400 nm. enquanto UV B é geralmente composta por comprimentos de onda de radiação eletromagnética principalmente no faixa de 280 nm a 320 nm e UV C é geralmente composta de comprimentos de onda menos que 280nm.

11. Destes três tipos de radiação eletromagnética ultravioleta, O UVC é geralmente considerado como tendo a maior eficácia em matar ou em tomar os germes inativos. Por exemplo, a radiação ultravioleta germicida de comprimento de onda de 254 hm é geralmente aceita para começar a matar ou passivar micróbios com uma exposição de cerca de 2.000 pW-s / cm 2 com eliminação completa ou inativação ocorrendo por exposições na faixa de cerca de 12.00Q pW-s / cm 2

12. O posicionamento da fonte depende da aplicação e, também, do modelo do acionador,

13. A vantagem da invenção é esterilização da superfície de contato de interruptores, botoeiras, botões elétricos e dispositivos com as mesmas funções, evitando, assim, a contaminação por meio do toque.

14. Com a chave de acionamento presente em locais públicos ou privados, de grande movimento ou não, o contágio de doenças transmitidas por vírus, bactérias e outros microorganismos é reduzida potencialmente graças á higienização do material utilizado na superfície de contato. 15. Por meio de, pelo menos uma fonte de radiação, que irradia raios UV-C sobre a superfície de contato com o operador da chave de acionamento, podendo estar localizado na parte interior ou exterior do dispositivo, sendo energizado pelo próprio circuito elétrico ou por um circuito elétrico adicional, ocorre a descontaminação.

16. A superfície dos dispositivos de acionamento deve ser prioritariamente construída com material opaco de forma que impeça que a radiação reflita para o meti externo.

17. O botão deve apresentar proteção para que a radiação fique concentrada na superfície do botão, evitando, portanto, que a energia se espalhe.

18. A superfície a ser descontaminada deve receber mais de 2.000 pW-s / cm 2 por ciclo de descontaminação.

19. A invenção poderá ser melhor compreendida através da seguinte descrição ilustrativa, em consonância com as figuras em anexo, onde se mostra:

20. A FIGURA 1 representa uma vista transversal, em corte, da chave de acionamento.

21. A FIGURA 2 representa uma vista frontal da chave de acionamento.

22. Com referência a estas figuras, pode-se observar a carcaça da chave de acionamento (2), dotado de um circuito elétrico (6), conectado a um botão de pressão (5) esse em contato com a tampa da chave de acionamento (1), onde ocorre o contato para acionamento do sistema, e um LED (Diodo Emissor de Luz) fonte da radiação UV-C (4).

23. A parte condutora de radiação (3) da tampa da chave de acionamento (1) se sobressai 3mm em relação ao resto dâ tampa de material opaco, essa ponte de 3mm possui uma inclinação de 45 graus (9) em direção ao centro da tampa, a fim de, conduzir a radiação UV-C para toda parte opaca da tampa da chave de acionamento (1), em sua extremidade (10) uma camada de material opaco concentra a salda da radiação através da extremidade com inclinação de 45 graus (9). 24. O LED (4), possui uma proteção a sua volta (8) que direciona sua radiação exclusivamente para a parte condutora de radiação da tampa (3).

25. A parte da tampa (3) é um material condutor da radiação emitida pelo LED (4), cuja função é levar a radiação até o centro da tampa da chave (1) realizando a descontaminação do dispositivo.

26. O LED (4), está conectado na placa do circuito (6), que fornece a energia necessária para seu funcionamento.

27. A instalação da chave de acionamento é feita conectando os conectores do interruptor (7) no sistema elétrico a ser instalado.